1980 - A História do Náutico Futebol Clube de Barra de São Miguel (Parte 2)

Nesta data damos prosseguimento a história do Náutico Futebol Clube de Barra de São Miguel - PB, o conhecido Náutico de Livaldo. Vamos conhecer alguns dos esquadrões deste time de futebol amador fundado em 24 de dezembro de 1980 e que já caminha para completar 36 anos de existência em nossa cidade.
De início, analisemos a primeira formação do Náutico, em 1981, após o primeiro título da equipe:

Imagem 1 - Náutico: Campeão Municipal em 1981
Em pé, da esquerda para a direita temos: o torcedor Raimundo Floro. Em seguida, o jogador e treinador Livaldo, Luciano (Kika, com o troféu), Maurício, conhecido por "Cututa" (Goleiro), Lula de Zé Paraná, Raimundo de Gerson, Rafa (Memela), Galego de Rita. E os torcedores, Marcos de Biu Toco e Lucim de Bibi. Agachados da esquerda para a direita: Manoel de Nilde, Fanta, Eduardo de João Belé, Miguel Ferraz, Luizinho de Rita, Zé de Zefa e Marrom.

Segundo o Sr. Livaldo, esta fotografia foi realizada em um sábado pela manhã, após a final do Campeonato local, onde o Náutico venceu o Botafogo por 2x1. Foi uma imagem feita na Rua João Pinto da Silva, de frente para o hotel São José, que era o conhecido hotel de Maria de Zé de Santo.
Ainda na década de 1980, temos o torneio intermunicipal disputado em 1984, que já narramos na parte 1 desta história.
Do ano de 1987, temos mais uma bela fotografia do Náutico de Barra de São Miguel. Em dia de grande chuva na cidade, a equipe fez um jogo contra o time do "Silva", de Taquaritinga do Norte - PE e legou esta imagem:

Imagem 2 - O Náutico em 1987
Em pé, da esquerda para a direita: Fábio, Paulo de Mané (Goleiro), Deci, Linaldo, Tonho da Cagepa, Murilo, Tonho de Gerson e Livaldo. Agachados: Manoel, Miguel, Gabriel, Birinha e Nenem.

Durante a década de 1990, o Sr. Livaldo lembra que o time ganhou diversos torneios na região, a exemplo do Sitio Cachoeira, onde venceu o 1º e 2º Quadros. Lembra que foi um dia de muita alegria para todos da equipe.

Imagem 3 - Troféu do Título em 1999 no Campeonato em R.S. Antônio
Já no fim da década de 1990, um destaque na História do Náutico foi o título que o 2º quadro da equipe conseguiu no Campeonato de Riacho de Santo Antônio. Livaldo lembra da bela campanha da equipe, que culminou com o gol decisivo do atleta Henrique, em 22 de agosto de 1999.
Na imagem 3 vemos, entre outros, Livaldo e sua esposa Mônica, que juntos seguram o troféu da conquista de 1999.

Chegando ao século atual, o Náutico continua sua saga de disputas e conquistas. Já em 2001 o time foi vice-campeão do Campeonato Municipal, em uma acirrada disputa com o Corinthians local. Livaldo ainda lembra que na final daquele ano, foi anulado um gol de sua equipe a partir de um escanteio, o que é algo questionável, em sua opinião.

Todavia, a alegria de mais um título Municipal veio contra a equipe do América. Em um jogo emocionante, Livaldo lembra que na partida final o Náutico perdia por 2x0, mas após alguns ajustes na equipe, conseguiu empatar e lembra que próximo ao fim do jogo, conseguiu virar a partida, vencendo por 3x2 e se sagrando campeão. Deste ano vemos a seguinte imagem da comemoração da equipe:

Imagem 4 - Comemoração do Título Municipal contra a equipe do América
Nesta imagem 4 vemos, entre outros, em pé, Livaldo, Temilsom, Birinha, Beto de Carlinda, Shirley, Henrique, Evandro, Changa. Agachado destacamos o vitorioso goleiro Vavá, que auxiliou bastante a equipe por muitos anos.
Vale lembrar que em 2005 foi realizado um Campeonato entre os campeões municipais e o Náutico venceu, sagrando-se o Campeão dos Campeões, em um campeonato realizado pela Secretária Luciana Costa, nas proximidades da Emancipação política do Município. O time tinha a seguinte formação:

Imagem 5 - Náutico Campeão dos Campeões em 2005
A formação da esquerda para a direita é seguinte: Em pé: Livaldo, Arielsom, Guga, Vavá de Vertulina (Goleiro), Patinha, César,  Zé do Pará, Boy. Agachados: Lucas Biino, Erminho, Gonçalves, Marquinho, Vânio, Netinho e Messias Chagas (treinador).

Além destas formações para disputas nos campeonatos municipais, a equipe do Náutico sempre permaneceu viva com a atuação de esquadrões locais. A seguir, mais um time do Náutico, desta vez no dia 31 de agosto de 2006. Este foi o time titular do Campeonato Municipal daquele ano:

Imagem 6 - Náutico em 2006
Em pé da esquerda para a direita: Livaldo, Messias, Pai João, César, Vavá (Goleiro), Assis, Cinha, Zé do Pará e Guto. Agachados: Bezerrinha, Rogerinho, Patrício, José Wilsom, Késsio, Lucas e Leandrinho.
Continuando a conhecer as diferentes formações da equipe do Náutico, passamos em seguida a mais um esquadrão alvirrubro barrense:

Imagem 7 - Equipe do Náutico, sem datação
Em pé, da esquerda para a direita: Pai João, "Filho de Deiltom", Naldinho, Lila, "Cagepa", Chibata (Goleiro) e Livaldo (Treinador). Agachados: Patrício, Leandrinho, Miguel de Toinha, Nielyson, "Genro de Dida" e Guto.
Para finalizar este post, apresentamos mais uma formação que Livaldo guarda do time do Náutico, desta feita com um uniforme diferenciado, com a cor azul se juntando ao tradicional vermelho e branco:

Imagem 8 - Equipe do Náutico, sem datação
Nesta formação, temos: Em pé, da esquerda para a direita: Chibata (Goleiro), Burrega, Marcos, Nissim, Adela, Evandro, Pai João, Miguel de Toinha, Miguel. Agachados: Patrício, Nielyson, Leandrinho, Rogerinho, Guto, Jailsom e Cinha.

O acervo e as memórias do Sr. Livaldo são imensos e com carinho ele guarda muito da história do esporte de Barra de São Miguel - PB.

Em breve, continuamos esta história, com as equipes mirins, de base que o Náutico formou ao longo da história.
João Paulo França, 27 de junho de 2016.


Leia também:

1980- A História do Náutico Futebol Clube de Barra de São Miguel (Parte 1)


Fonte:

Imagens e informações de José Livaldo de Moura.