1980 - A História do Náutico Futebol Clube de Barra de São Miguel (Parte 1)

No dia 24 de dezembro de 1980 uma paixão de infância toma forma e nasce uma equipe de futebol amador em Barra de São Miguel: o Náutico Futebol Clube, o "Náutico de Livaldo".  Com seu jeito simples, tranquilo e apaixonado pelo esporte, Livaldo leva a frente há quase 36 anos as cores vermelho e branco à desfilar nos campos de terra batida de Barra de São Miguel e região. 

A imagem do primeiro time ainda não dispomos, mas a seguir encontramos a formação que no ano de 1984 defendeu as cores alvirrubras em um torneio intermunicipal. Observemos: 


Da esquerda para direita, temos: As crianças são Sérgio de Zé de Santo e Joelsom.
Em pé: Livaldo, Kika, Toinho dos Correios, Raimundo de Gersom, Toim Ferreira, Cututa (goleiro), Tonho de Garcia, Bebé e Ramiro (Torcedor)
Agachados: Bebé, Tatai, Virgílio de Araújo, Zé de Peteuza, Marcos de Biu Toco, Tarugo e Augusto.

As informações e imagens que apresentamos neste post nos foram fornecidas pelo próprio José Livaldo de Moura, nascido em 1962 e que nos concedeu entrevista no último dia 16 de maio de 2016. Na oportunidade conversamos também com o Sr. Paulo, irmão de Livaldo que nos forneceu preciosas informações sobre diversas temáticas da cidade e, em breve as publicaremos.

Voltando a história do Náutico Futebol Clube de Barra de São Miguel, o Sr. Livaldo nos informa que a paixão dele pelo futebol iniciou cedo em sua vida. O mesmo recorda que começou a torcer pelo Clube Náutico Capibaribe de Recife, ainda criança, quando viu em 1974 um grupo de jovens sair pela Rua Thomaz de Aquino com uma pequena "radiola de pilha" de onde era entoado o frevo "come e dorme", o hino do Náutico, em comemoração ao título do campeonato pernambucano daquele ano. Livaldo guarda em sua memória, as pessoas de Marluce, Mauricio e outros jovens que saíram pelas ruas da cidade a fazer aquela comemoração.

Jogador de talento "um pouco limitado", que participava do esquadrão do Bangu Atletico Clube, Livaldo sempre acalentou o sonho de fundar uma equipe de futebol aqui na cidade. Assim, junto dos amigos "Raimundo" e "Antônio" de Gersom, "Fanta", "Marrom" e "Lula de Zé Paraná", em 1980 este sonho se tornou realidade e formou o 1º quadro do Náutico (O 2º quadro formou em 1981). O mesmo lembra que a concentração da equipe era na Rua Thomaz de Aquino, na casa do Sr. Gersom da Pedra Amarela, vizinho a família Procópio.

O primeiro desafio do Náutico foi em 1980, na comunidade do Luciano, contra uma equipe local que se chamava o "Vasco do Luciano". Em um domingo, partindo em cima de uma picape verde do Sr. Noberto, Livaldo lembra que venceu o jogo lá no Sítio Luciano. No campo de Barra de São Miguel o primeiro jogo foi contra o "Silva" de Taquaritinga do Norte-PE. Com desenvoltura ainda escala aquele time. 

Os primeiros jogos do Náutico tinham por formação: Cututa, apelido de Maurício (Goleiro); Fanta (Lateral direito); Lula de Zé Paraná (zagueiro); Aroldo, apelido de Raimundo de Gersom (zagueiro); Galego de Rita (Lateral esquerdo); Livaldo (volante); Kika e Miguel Ferraz (meio-campo); Manoel de Nilde (ponta direita); Eduardo de João Belé (atacante) e Marrom (ponta esquerda). Também atuavam Luizinho de Meire, Toinho dos Correios (que era a "estrela" e jogava de óculos) e Zé de Zefa.

Em 1981, o Sr. Livaldo organizou seu primeiro campeonato municipal. Recorda que participaram as equipes do Botafogo, do Sr. Heleno de Pretinha, o Logradouro (ou Inveja), do Sítio de mesmo nome aqui próximo da cidade, o Santa Cruz de "Peba", o Palmeiras do "Macaco" e o próprio Náutico. Os jogos aconteceram nos campos de Barra de São Miguel, da Inveja e do Macaco. 

Lembra que a decisão acabou sendo uma espécie de "melhor de 3" quando o Náutico enfrentou o Botafogo. Partidas disputadas e que mexiam com os nervos de todos na cidade. Livaldo lembra que quando estava na "concentração" da Rua Thomaz de Aquino, os atletas baixavam a voz quando viam alguém do time adversário se aproximar. Tudo para não entregar as "estratégias" do time.

O primeiro jogo foi empate e, necessitando pela questão da pontuação corrida, de vitória nas últimas partidas, Livaldo lembra que o Náutico conseguiu êxito de "virada", vencendo por 2x1 no último jogo que ocorreu em um sábado de manhã, no campo menor, próximo ao cemitério. O árbitro era Paulo de Otacílio (Paulo do Bar). 

Após sair perdendo na partida decisiva, Manoel de Nilde empatou o jogo. O Botafogo perdeu um pênalti e faltando menos de cinco minutos houve uma falta na proximidade da área. Resultado: o jovem "kika" (Luciano de Biino) bateu com grande maestria e fez o segundo gol. Ao final a comemoração foi intensa e o Náutico em seu primeiro ano já se consagrara campeão municipal. Foi uma festa grande, com os atletas passando o resto dia no açude, tomando banho e "assando" carne.

Ainda nos anos 80 do século XX, Livaldo lembra um torneio "intermunicipal" que aconteceu no ano de 1984 (ano da foto 1). Lembra que de Barra de São Miguel participaram as equipes do Náutico e do Bangu, além de selecionados da cidade do Congo e o Palmeiras do Riacho de Santo Antônio. Resultado, a final foi entre o Bangu (que eliminou o Congo) e o Náutico (que eliminou o Palmeiras de Riacho Santo Antônio por 1x0). Livaldo lembra que esta decisão foi comentada por muito tempo na cidade. Lembra ainda que protestou desejando um árbitro de "fora" para a final, já que alguém da cidade poderia ser muito pressionado. Resultado: o Náutico se tornou vice-campeão, mas "o rei" lembra que não foi por falta de solicitação para que o árbitro da partida fosse de "fora".

Rivalidades a parte, a emoção e o amor ao esporte fez com que o time do Náutico sempre estivesse ativo até os dias atuais, com o Livaldo transformando sua sala de casa, na Rua José Canuto de Vasconcelos, na sala de troféus do time.

Para encerrar este primeiro post, mostramos um time que Livaldo guarda em seu coração como um dos mais significativos da história do Clube, afinal, quase todos os atletas eram daqui da própria cidade e estavam em suas melhores formas:



Da esquerda para a direita, em pé: Júnior de Garcia, Gomes, Elitom, Berg, Pão (Aristóteles) Liano, Raniere (Goleiro) e Livaldo.
Agachados: Bixinha (Paulinho), Val, Wilisses de Valdeci, Chiquinho, Birinha, Hermes, Jorge e Evérton.

Em breve, publicaremos a continuação desta história vitoriosa, com outros esquadrões do Náutico ao longo da história, inclusive as equipes infantis, que Livaldo muito se orgulha de ter formado.

João Paulo França, 22 de maio de 2016.


Fonte:

Imagens e informações de José Livaldo de Moura e Paulo Anselmo de Moura.