"Fagulhas" da História do Botafogo de Barra de São Miguel - PB

Neste domingo nossas memórias se voltam mais uma vez para o futebol amador na cidade de Barra de São Miguel - PB. Muito da diversão em uma comunidade tão pequena passava pelos campos de terra batida onde a juventude e a população em geral se encontrava, geralmente aos domingos, para receber visitas de equipes de outros lugares, ou ver as disputas locais.

Neste cenário, recordamos hoje uma equipe que já não desfila pelos campos barrenses, o Botafogo, mas conhecido como o Botafogo de "Heleno de Pretinha".

Homem simples, agricultor, mas que cultivava a paixão pelo futebol, o Sr. Amaro José de Lima, ficou conhecido em Barra de São Miguel como "Heleno de Pretinha" (Pretinha, sua esposa, que por muitos anos foi a zeladora da Escola Melquíades Tejo). O mesmo nasceu em 02 de setembro de 1944 e faleceu em 09 de março de 2013. Com outros jovens barrenses, Heleno comandou a equipe do Botafogo, que ainda temos muito por conhecer sobre sua história.

A seguir, vejamos a única imagem que até o presente conseguimos deste esquadrão:

Imagem 1 - Botafogo de Barra de São Miguel - PB - Acervo de Rosinaldo (Nenenca)
Após dialogar com alguns barrenses, conseguimos as seguintes informações acerca desta fotografia:
Em pé, da esquerda para a direita temos: Zezé Quixabeira (Ex-vereador), (Desconhecido), Biu de Zeca Félix, Irineu Pessoa, Heleno Diniz, (Desconhecido), Manoel de Tetê. 
Agachados: Tonho de Gersom, Heleno de Pretinha, Chico de Zezinho Caruaru, Tião de Cazuza, Juscélio e Zé de Peteuza. 
Reconheceu mais alguém? Nos informe, será um prazer completar este quadro.

Quanto ao período que esta equipe existiu, não temos informações precisas, conjecturamos ser nas décadas de 1970 e 1980. O jovem Rosinaldo (Nenenca) nos informa que seu pai, o Sr. Heleno já comandava este time quando o mesmo nasceu, em 1976. Também nos informa que o seu pai chegou a formar três quadros da equipe, sendo o Botafogo o primeiro, o Grêmio o segundo e o Palmeiras, da "meninada", que Nenenca jogou, o terceiro quadro.

Outra pista que nós temos da existência do Botafogo vem do Sr. José Livaldo de Moura. Em história já contada neste site, na reportagem 1980 - A História do Náutico Futebol Clube de Barra de São Miguel (Parte 1).

Segundo o Sr. Livaldo, em 1981, o mesmo organizou o primeiro campeonato municipal e entre as equipes participantes estavam o Botafogo, de "Heleno de Pretinha", além das equipes do Logradouro, do Santa Cruz de "Peba", do Palmeiras do "Macaco" e o Náutico, que havia sido fundado no ano anterior pelo mesmo.

Dentre as equipes participantes, o esquadrão do Botafogo se destacou, em especial com o seu artilheiro, o jovem à época, Zé de Peteuza. Livaldo fala com saudosismo, ao lembrar a boa vontade de Heleno de Pretinha, ao lembrar do diálogo com um atleta da equipe: "Ô cumpadre, marque qualquer um que passar aí do seu lado!". Livaldo lembra também alguns atletas da equipe do Botafogo, como os Srs. Cláudio de Zé Pequeno, Zé de Mané, Irineu Pessoa, Inácio de Zé de Santo, Edmilsom de João Belé, Heleno Diniz e Zé de Peteuza.

A decisão deste campeonato de 1981 foi uma espécie de "melhor de 3", quando o Botafogo de Heleno de Pretinha enfrentou o Náutico de Livaldo.

O primeiro jogo foi empate e, necessitando pela questão da pontuação corrida, de vitória nas últimas partidas, Livaldo lembra que o Náutico conseguiu êxito de "virada", vencendo por 2x1 no último jogo que ocorreu em um sábado de manhã, no campo menor, próximo ao cemitério. O árbitro da partida foi Paulo de Otacílio (Paulo do Bar). 

Nesta partida decisiva o Botafogo saiu na frente, fazendo 1x0. Todavia, o rápido Manoel de Nilde empatou o jogo. O Botafogo teve mais uma vez o título em suas mãos com um pênallti a seu favor, mas seu principal atleta acabou colocando a bola por sobre a trave, próxima do cemitério.  Faltando menos de 05 minutos para o fim, o Sr. Livaldo lembra que houve uma falta na proximidade da área e o jovem "Kika" (Luciano de Biino) cobrou com seu "kichute" e converteu, dando o título ao Náutico.

Com o vice-campeonato de 1981 o Botafogo de certo modo também marcou a história do futebol amador de Barra de São Miguel-PB, e muito ainda temos por conhecer acerca de sua trajetória. Se tiver mais alguma imagem ou informação será um prazer compartilhar neste espaço.

João Paulo França, 10 de julho de 2016.



Fonte:

Acervo de Rosinaldo Claudenor (Nenenca)
Cemitério São Miguel, de Barra de São Miguel.
Informações de Antônio de Pádua de Lima (Tonho Garcia)
Informações de José Francisco da Silva (Zé de Paca)
Informações de José Livaldo de Moura.