Caboclo Justino, um Comediante filho de Barra de São Miguel


Por Marcondes Pinto

Os mais jovens talvez não tenham ouvido falar, mas Caboclo Justino foi uma grande figura do município. Tinha na alma a veia cômica. Sujeito simples e de voz engraçada, vez por outra soltava suas piadas ao vento (as populares “puleras”), principalmente quando era “provocado” por amigos.
Caboclo estava sempre ali, pronto a fazer dos acontecidos cotidianos um ensaio para suas piadas. De inteligência matuta, estava pronto para dar suas ácidas e rápidas respostas às provocações de amigos e daqueles que conviviam com ele, tinha sempre na ponta da língua um afiado argumento para combater seus “provocadores”.
Terra fértil para contistas e cidadãos bem humorados Barra de São Miguel sempre foi um celeiro de criatividade e de pessoas que se diferenciam por sua receptividade e notório calor humano. Como é satisfatório ir ao município e conversar nos bancos da praça (a salutar conversa de meio fio), interagir com o cotidiano dos munícipes, participar de suas emoções e passagens de vida. Talvez seja todo esse ambiente de receptividade e interação que faz de nossa terra um caldeirão de alegria e humanidade.
Caboclo marcou época e imortalizou-se nos contos populares da cidade, sempre é lembrado através de estórias e conversas de rua, que rememoram seu modo de vida cômico e brincalhão. É com imensa alegria que registro aqui está singela retratação do grande e cômico cidadão Caboclo Justino. Que Barra de São Miguel sempre mantenha em sua memória esta figura excepcional.

Praça Ismael Mahon - Imagem de Rede Social de Evandro Pinto

Marcondes Pinto é Advogado, especialista em Direito Público, Presidente da Comissão de Direito Penal da OAB/Caruaru. Atua na Advocacia Criminal no estado de Pernambuco. É filho de Barra de São Miguel.