1972 - 2017: Visão panorâmica de Barra de São Miguel

Nesta matéria temos a oportunidade de conferir a mudança na paisagem urbana de Barra de São Miguel em três momentos distintos. Observemos a entrada da cidade a partir da serra, mostrando a chegada via Campina Grande, em diferentes datas, iniciando pelo ano de 1972.

Fotografia 1 - 1972 - Acervo da Sra. Teca Mulato
Nesta imagem panorâmica, rara, do ano de 1972, segundo descrição no verso da fotografia do acervo da Sra. Teca Mulato, temos a alegria de observar a cidade de Barra de São Miguel ainda formada por poucas ruas.
Observe que é visível a entrada da cidade, via Campina Grande através do conhecido "Beco de Zezé". Apesar da qualidade técnica da fotografia, é possível identificarmos o telhado da igreja de São Miguel em sua lateral para o norte e também a frente da Escola Melquíades Tejo.  Boa parte das casas existentes no período estão praticamente enquadradas na imagem, ou seja, ao redor da praça, igreja e escola. (Não estão visíveis as casas da hoje conhecida "rua Thomaz de Aquino").
Todavia, já é visível o crescimento da cidade para a direção sudeste, na região que por muito tempo as pessoas identificavam como a "Rua Nova", hoje nomeada de "rua Francisco Pinto". No mais, onde hoje é a expansão da cidade a partir da "rua Candido Casteliano", na época tínhamos apenas matagal e grandes partidos de cercas de "aveloz", que de certo modo servia para demarcar as propriedades particulares antes do uso das cercas de arame.
A seguir, vejamos uma segunda imagem realizada em posição semelhante:

Fotografia 2 - 2004 - Acervo da Sra. Teca Mulato
Esta segunda imagem já é, segundo o verso da fotografia, de junho de 2004. Percebemos claramente que a entrada via Campina Grande continua em estrada carroçável até o "beco de Zezé" e a cidade avançava na direção sudeste e sul, com as construções até o bairro do Alto da Bela Vista. Todavia, é visível que a expansão no sentido do sudoeste ainda é incipiente.
Para finalizar, vejamos uma imagem da atualidade:

Fotografia 3 - 2017 - Acervo de Bruno Lira
Nesta fotografia 3, do acervo do repórter Bruno Lira, registrada em 07 de junho de 2017, temos uma bela fotografia panorâmica da atualidade, que nos mostra a mesma chegada da cidade, porém agora com a pavimentação asfáltica da PB-196, inaugurada em 14 de dezembro de 2016. Além do asfalto, testemunhamos também o crescimento da cidade na direção sudoeste, região dos ginásios "O Chicão" e "O Luizinho".

Tem imagens panorâmicas de Barra de São Miguel em diferentes épocas? Compartilhe conosco!
João Paulo França, 21 de julho de 2017.

Fonte:

Acervo da Sra. Theresa Ferreira de Sousa (Teca Mulato)
Acervo de Bruno Lira. Disponível em: http://www.maispb.com.br/221886/imagem-panoramica-de-barra-de-sao-miguel.html. Acesso em 21/07/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.