1880 - O trem que não chegou à Barra de São Miguel - PB

O amigo internauta não está lendo errado! Em 1880 o pequeno povoado, que para uns era a "Barra de Ignácio Tavares" e para outros a "Barra de São Miguel" foi citado em uma grande polêmica envolvendo disputas para atrair os trilhos do trem: As localidades pernambucanas de "Limoeiro" e "Bom Jardim" disputavam por meio das casas legislativas e pela imprensa, a primazia para onde deveria ir os trilhos da via-férrea.

A imagem a seguir mostra "o trem que não chegou à Barra de São Miguel", segundo nossa livre interpretação das fontes. Observemos:

O primeiro trem a chegar em Bom Jardim, em 1937 (Acervo da Prefeitura Municipal). Disponível em http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcp_pe/bomjardim.htm
Vamos compreender melhor:

1 - No Diário de Pernambuco do ano de 1880 encontramos diversas notícias que envolve uma polêmica: Afinal, os trilhos que saíam de Recife e adentravam o interior, deveriam ir em que direção? Haviam os defensores que no projeto original o certo seria ir pra "Bom Jardim", mas existiam também os defensores que deveria ir para o "Limoeiro".

2 - Desta forma, começam as defesas de parte a parte para mostrar que os trilhos necessitariam ir para uma cidade em detrimento da outra, e para isto começam a ser apresentadas as razões positivas e negativas.

3 - O que temos por certo é que o pessoal do "Limoeiro" já estava na frente, afinal, o projeto era inicialmente levar o trem para aquela localidade. Todavia, articulistas e políticos do "Bom Jardim" fazem diversos protestos na imprensa e nas casas legislativas defendendo a ida inicialmente para aquele lugar. É neste cenário que a Barra de Ignácio Tavares ou Barra de São Miguel é citada. Observemos o Diário de Pernambuco de 29 de outubro de 1880:


Lê-se inicialmente que o autor faz o sétimo texto sobre a "Estrada de ferro do Limoeiro". Destaca que para o interior da província pernambucana há dois caminhos: o que passa em Vitória (que hoje seria próximo ao traçado da BR 232, que "corta" todo o Pernambuco de "Leste a Oeste") e, o caminho do Limoeiro, que nas palavras do articulista:

"É bom notar que oito léguas acima do Limoeiro, encontra-se com a estrada que passa nesta Villa, e que vem de Vertentes, de Taquaretinga; essa estrada entra também na província da Parahyba, pelo lugar denominado Barra de Ignácio Tavares, a que outros chamam Barra de S. Miguel, e indo a S. Thomé, importante povoação da Parahyba.

Todas as estradas do Sertão desta província se entroncam na estrada geral, que sahindo do Recife passam nesta Villa; estrada plana, sem grandes obstáculos, e muito frequentada por ter o leito do Rio Capibaribe sempre água; o que não se dá com o rio Tracunhaém, que passa em Bom Jardim.

A via-férrea do Limoeiro é uma das empresas que trará grandes vantagens à província e ao alto sertão desta, e também  aos da Parahyba, Rio Grande do Norte e Ceará, se lhe derem a verdadeira e natural direcção.


Quando a via-férrea do Limoeiro tiver de se dirigir para o interior, o seu objectivo deve ser o grande valle do Cariri Velho, para se approximar de Pajeú de Flores e Triunpbo desta província, e ir em demanda do Crato da província do Ceará."


O texto segue mostrando que não se deve tentar levar a via-férrea do Limoeiro para o Brejo da Madre de Deus. Para esta localidade seria mais econômico levar o ramal de Caruaru. Observemos a continuação da matéria:


Arrematando que a estrada deveria passar por Barra de São Miguel, para desta seguir para Sumé e depois adentrar o Sertão do Pajeú pernambucano, em demanda do Crato, ao invés de ir para o lugar do Bom Jardim e daí para o Brejo da Madre de Deus, o articulista escreve no primeiro recorte transposto:


"A natural directriz da via férrea do Limoeiro é ir á povoação de Pedra Tapada, por ser ahi a ramificação da estrada, que vai á Victória, e pela qual transita muito gado para a feira daquela cidade; e d’alli deverá procurar a villa de Vertentes da Comarca de Taquaritinga, indo em demanda da província da Parahyba, a procurar as povoações da Barra de Ignácio Tavares e S. Thomé, desta última província, e tornando-se assim interprovincial, e satisfazendo o desejo do iniciador da idéa de a levar ao Crato da província do Ceará, e facilitando o aumento da agricultura nos importantes vales do Cariri-Velho e Cariri-Novo, pela diminuição do frete para transporte de seus gêneros".

O amigo leitor poderá continuar a ler na transcrição do jornal que o Limoeirense escritor usa do argumento que o traçado "natural" da via-férrea seria do Limoeiro, passando em Vertentes, entrando na Paraíba por Barra de São Miguel até sair em Sumé e, daquela localidade atingindo o Pajeú pernambucano até chegar ao Crato.

A seguir, utilizamos um mapa de 1965 para mostrar as linhas férreas que afinal foram construídas:

Disponível em:
http://vfco.brazilia.jor.br/ferrovias/mapas/1965-Rede-Ferroviaria-do-Nordeste.shtml

Percebemos que, se a linha férrea do Limoeiro foi inaugurada em 1882, os moradores do Bom Jardim não desistiram de ter os trilhos em sua cidade. Desta forma, ao invés da linha seguir o traçado proposto pelo articulista, pela Barra de São Miguel, acabou sendo levada até o Bom Jardim em 1937 (imagem inicial), de onde não partiu mais em nenhuma direção, conforme o mapa. 

Cremos assim ter esclarecido o título desta postagem, afinal, não era algo simples, levar o transporte de máquina que movimentava o país no século XIX para passar por uma localidade. Não só questões geográficas e naturais, mas principalmente políticas e econômicas estavam na esteira das decisões governamentais. Assim, a linha Recife - Limoeiro - Paraíba - Pernambuco - Ceará, tornou-se apenas a linha Recife - Limoeiro - Bom Jardim. Portanto, aquele trem do Bom Jardim da imagem inicial do post, "poderia" ter tomado outras direções, inclusive no rumo da Barra de São Miguel, mas isto jamais aconteceu.


João Paulo França, 21 de maio de 2016.


Fonte:

Diário de Pernambuco de 29 de outubro de 1880.

http://vfco.brazilia.jor.br/ferrovias/mapas/1965-Rede-Ferroviaria-do-Nordeste.shtml
http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcp_pe/pe_centro_norte.htm
http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcp_pe/bomjardim.htm
http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcp_pe/limoeiro.htm