Maria de Tereza (Série Biografias - nº 10)



Maria Edite do Nascimento nasceu em 23 de junho de 1939, filha de José Justino Pinto e de Teresa Hóstio dos Santos. Casou-se com José Pereira da Silva e tiveram seis filhos: Ronaldo, Rosilda, Renilda, Roberto, Romero e Rinaldo. Mulher de muita fé dedicou sua vida a Igreja de São Miguel. Em 1977 após a conclusão da grande reforma que houve no templo, assumiu o serviço de zeladora dele, um trabalho quase que absolutamente voluntário. Sua  companheira nos cuidados na igreja, D. Joanita, pedia a alguma pessoas da cidade uma pequena doação para o “zelo da igreja” e o que sobrava após comprar o material necessário para limpeza, repassava-o a ela. 
Na década de 90 quando Clemilton Truta assumiu a Coordenação da Área, “a coleta” das ofertas das Celebrações da Palavra realizadas aos domingos eram para pagamento dela. Quando Dom José Luiz (na época padre) assumiu a Paróquia de São Pedro (a qual a Igreja de São Miguel era comunidade) a nomeou Secretária da Área de Barra e ela passou uma importância melhor, função que assumiu até janeiro de 2012. 
Era devota de Nossa Senhora e foi membra fundadora do Grupo de Legião de Maria juntamente a dezenas de mulheres. Participava do Coral São Miguel, era a responsável pela guarda dos livros de cantos antigos, por todo material da igreja, sabia de todas as histórias. Participou da gravação do DVD do Coral São Miguel, produzido em André Costa em 2010. Ainda em vida foi homenageada pela comunidade com a escolha de seu nome para uma sala de atividades do Centro Pastoral pertencente à Igreja São Miguel. 
Faleceu em 08 de fevereiro de 2012, de uma pneumonia aguda. Deixou um vazio muito grande na sociedade de Barra.

Fonte: Clemilton Truta. Paula Farias (neta) 
Pesquisa: Secretaria Municipal de Educação



1 - Esta Biografia e as demais desta série foram produzidas pela Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Miguel para a V FLIBARRA - Festival Literário de Barra de São Miguel - realizada entre os dias 17, 18 e 19 de maio de 2018. Agradecemos a Sanção Lins que gentilmente nos cedeu as pesquisas apresentadas no evento.
Maria da Paz (Série Biografias - nº 07) 
Andrade (Série Biografias - nº 08)
Zezé da Bomba (Série Biografias - nº 09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.