Cecílio João da Silva - Cecílio do Bandeira (Série Biografias nº 12)





Cecílio João da Silva nasceu em 18 de novembro de 1946, no sítio Bandeira de Barra de São Miguel, onde viveu toda sua vida. Era o primeiro dos sete filhos do Sr. João Adelino da Silva e da Sra. Josefina Soares da Silva. 
Quando menino foi coroinha, sonhava em ser padre, mas desde a infância gostava de futebol e forró. Ajudava seu pai na agricultura. Foi alfabetizado com muita dificuldade, na época as aulas eram ministradas na casa de alguém já havia sido alfabetizado, o que foi seu caso. Estudou um pouco mais, mas não conseguiu concluir o 1º Grau. Casou-se em abril de 1971 com D. Luzinete Ferreira da Silva e tiveram cinco filhos: Ednalva, Elinalva, Elizângela, Edval e Edevaldo. 
Tinha várias habilidades: agricultor, pedreiro, carpinteiro e instrumentista autodidata, tocava: violão, zabumba, triângulo e aos 30 anos iniciou tocar sanfona. Foi até compositor, compôs três músicas e tinha como ídolo inspirador o Rei do Baião Luiz Gonzaga. Mas destacava-se também pelo espírito de liderança que possuía. Sempre com humildade tentava fazer o bem a todos, fundou campo de futebol, conseguiu junto à prefeitura atendimento médico na comunidade, acompanhava e orientava as pessoas a conseguir a aposentadoria no INSS, ajudava a quem precisasse de atendimento médico nos hospitais da região. 
Em virtude desse espírito de líder, foi convencido a candidatar-se a vereador, porém não se elegeu, mas isso não o esmoreceu, nunca deixou de lutar por melhorias para a comunidade do Bandeira. Faleceu em 16 de outubro de 2001, com apenas 55 anos, em virtude de úlcera aguda, mas deixou como legado a seus familiares o exemplo de um homem forte, de amor pelo próximo e ainda a forte influência forrozeira a seu neto Vagner Roberto e sobrinho Doriedson Gonçalves, que hoje abrilhantam bandas de forró na região. Foi homenageado com seu nome na Praça Pública do Sítio Pedra Preta, de Taquaritinga do Norte – PE.

Fonte: Familiares.
Pesquisa: Professoras da EMMSP.


1 - Esta Biografia e as demais desta série foram produzidas pela Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Miguel para a V FLIBARRA - Festival Literário de Barra de São Miguel - realizada entre os dias 17, 18 e 19 de maio de 2018. Agradecemos a Sanção Lins que gentilmente nos cedeu as pesquisas apresentadas no evento.
João Pinto da Silva (Série Biografias - nº 11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.