Procissão em Barra de São Miguel na década de 1940?

A beleza da pesquisa histórica está nos desafios que os poucos fios e rastros que temos no presente podemos sair "entrelaçando" para irmos construindo as teias do passado. Com esta perspectiva, tivemos acesso a esta bela fotografia não datada que mostra uma procissão pela vila da Barra de São Miguel - PB. Observemos:

Imagem 1 - Acervo de José Clemilton
Com certeza esta é uma das mais belas imagens panorâmicas que já tivemos acesso em nossa pesquisa. Todavia, se não está datada, de quando a mesma seria?
Na própria imagem temos algumas pistas materiais, como veremos a seguir. Por hora, vamos observar o zoom que fizemos em três direções distintas na mesma imagem:

Imagem 2 - Foco no centro da Imagem 1, destacando a Igreja e o Cemitério.
Neste primeiro zoom que fizemos, procuramos observar algumas características que muitos barrenses desconhecem de nossa arquitetura: na fotografia, ao lado direito da Igreja centenária de São Miguel Arcanjo já tivemos um cemitério, que foi totalmente demolido, em ano incerto ainda nas nossas pesquisas. 
A frente da Igreja é possível ver um cruzeiro que também foi demolido, provavelmente é o mesmo que se encontra hoje ao lado direito da igreja. Continuamos a investigar. A seguir, mais um zoom na imagem 1:

Imagem 3 - Foco na parte esquerda da Imagem 1, voltado para, a hoje, Rua São Miguel
Neste zoom da imagem 3 temos uma espécie de palhoça, construída com palhas e madeira. Nas memórias dos moradores antigos já escutamos relatos da palhoça construída pelos "pedrosa", onde hoje seria o coreto da Praça Ismael Mahon. Seria a mesma palhoça da imagem?
E o amigo leitor, identifica alguém da fotografia?
Por fim, mais um zoom na imagem 1:

Imagem 4 - Foco na parte inferior da Imagem 1
Aqui, recorremos aos amigos e familiares para conjecturar um período provável desta fotografia. Inicialmente, o Sr. José Raimundo (Zé de David), com certa precaução informa que a primeira senhora a esquerda, de mantilha preta na cabeça, lembra a Sra. Alexandrina Cabugé, ascendente da Sr. Severina Cabugé. Na sequência, a quarta senhora, com vestido branco com estampas, lembra bastante a Sra. Livínia, que foi moradora do Sítio Pinhões. Por fim, a terceira pessoa, uma jovem de vestido branco e cabeça baixa na imagem, seria a Sra. Clarisse, mãe da Sra. Conceição de Preá.
De posse destas pistas, procuramos a Sra. Conceição, que também reconheceu sua mãe na imagem e nos mostrou a seguinte fotografia da mesma, já próxima ao seu falecimento:

Imagem 5 - Clarisse Silva (1925 - 1962)
Esta é a Sra. Clarisse Silva, mãe de "São de Preá" e irmã da Sra. Joanita da Silva, professora e mulher religiosa que em breve trataremos neste site.
Segundo a Sra. Conceição, a sua mãe nasceu em  18 de agosto de 1925 e faleceu, muito jovem, em 02 de maio de 1962, portanto com apenas 36 anos de idade.

Portanto, partindo do ponto que a jovem de vestido branco e cabeça baixa na imagem realmente guarda grande semelhança com a Sra. Clarisse Silva e, esta teria nascido em 1925, conjecturamos que nesta fotografia a mesma não teria ainda 20 anos de idade, o que nos leva a ter a possibilidade desta fotografia está em algum ano próximo a 1945, para mais ou menos, ou seja, esta seria uma bela paisagem de Barra de São Miguel ainda da longínqua década de 1940.
Tem outras pistas, ou outras informações ou complementações as nossas conjecturas? Divida conosco. Será um prazer conhecer um pouco mais do passado da Barra de São Miguel - PB.


João Paulo França, 29 de junho de 2016.


Fonte:

Acervo de José Clemilton Truta
Acervo e informações de Conceição (São de Preá)
Informações de José Raimundo Ferreira (Zé de David)