A Filarmônica de Barra de São Miguel é centenária! (Parte 4)

Nesta data recorremos as memórias dos moradores de Barra de São Miguel para apresentarmos mais argumentos que justificam a tese que a Filarmônica desta cidade tem mais de 100 anos de musicalidade.
Sobre este período, analisemos o trecho de livro publicado pelo barrense Agnelo Pedrosa, em data próxima aos seus 80 anos, em fins da década de 1970. É uma citação do livro História Lendária de Barra de S. Miguel - Recordações de Agnelo Pedrosa:

O Sr. Agnelo Pedrosa não deixa margem a dúvidas ao afirmar do alto de suas recordações próximas aos 80 anos de idade, que "quando a nossa Barra pertencia ainda a Cabaceiras no ano de 1907, foi organizada uma sociedade e criada uma Banda Musical sobre a regência do Dr. João Jorge Pereira Tejo". Esta informação já havíamos exposto na publicação 01 desta série, onde encontramos a informação no Jornal "O malho" do Rio de Janeiro de 25 de dezembro de 1909, que o Sr. J.J. Pereira Tejo era o diretor da Banda de Música de Barra de São Miguel.

Agnelo Pedrosa amplia nosso conhecimento sobre este período ao afirmar que "na década de 1920 tivemos a Charanga São Miguel" (Segundo o Dicionário de Sinônimos de Antenor Nascentes, Charanga é Conjunto de músicos que só tocam instrumentos metálicos de sopro, se diferenciando da filarmônica pelo caráter associativo desta última). Esta banda dos anos 1920 teria a "regência do grande clarinetista Severino Gonçalves", que segundo as memórias do Sr. Luiz de Biino, teria tocado aqui e ido também para Caruaru-PE, onde teria se destacado à frente de bandas de músicas daquela cidade.

O livro deixado pelo Sr. Agnelo Pedrosa ainda cita um músico que não nos deixa dúvida da existência desta banda de música de Barra de São Miguel. Trata-se do Sr. "Zé do Bombo". Este, segundo vários relatos de moradores locais teria este nome pelo fato do mesmo ser o tocador do fuzileiro da banda, popularmente conhecido como o "bombo". Deste e outros músicos trataremos em breve nesta nossa busca por apresentar elementos que comprovem a tese que a banda de música de Barra de São Miguel é centenária.

João Paulo França, 13 de junho de 2016. Atualizada em 21 de maio de 2017.

Leia aqui:

A filarmônica de Barra de São Miguel é centenária (parte 1)

A filarmônica de Barra de São Miguel é centenária (parte 2)

A filarmônica de Barra de São Miguel é centenária (parte 3)

Fonte:

PEDROSA, Agnelo.  História Lendária de Barra de S. Miguel - Recordações de Agnelo Pedrosa. São Paulo: Ingral Indústria Gráfica Ltda.

http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/3831189