A Filarmônica de Barra de São Miguel é Centenária! (Parte 1)



Todos de Barra de São Miguel conhecem e se orgulham da vitoriosa e atual Filarmônica, que tradicionalmente comemora sua fundação em 26 de abril de 1964 e da qual muito falaremos em breve neste Blog.

Todavia, Barra de São Miguel também é centenária quando o assunto é música e formou sua primeira Banda Filarmônica ainda na primeira década do Século XX. Não nos restam dúvidas e sobram evidências. Observemos a imagem a seguir:

Na legenda lê-se: 

A POLÍTICA NA MUSICA

BANDA MUSICAL DA VILLA DA BARRA DE S. MIGUEL, DO MUNICIPIO DE CABACEIRAS, ESTADO DA PARAHYBA DO NORTE. 
VÊ-SE SENTADO O DR. J.J. PEREIRA TEJO, DIRECTOR DA BANDA E INFLUENCIA POLITICA NO MUNICIPIO.
N. da R. - Por onde se prova que a musica de sopro e pancadaria é 'unha e carne' com a política...
                                                         (Cliché do habil phot. Tertuliano Silva)

Esta é mais uma preciosidade que nos legou o fotógrafo Tertuliano Silva. Trata-se de publicação do dia 25 de dezembro de 1909, do número 380 do Jornal Carioca o Malho. Eis a capa: 


Aqueles que acompanham o Blog certamente associaram esta imagem a primeira que publicamos dia 03/05/2016, na matéria A Primeira Fotografia no Município de Barra de São Miguel?

no casamento da Filha do Tenente Pedrosa que contou inclusive com a presença desta Banda, descrita como "Uma afinada charanga, uniformizada de branco, abrilhantou o acto solemne".

O fotógrafo e o jornal são os mesmos, inclusive com as datas de publicação próximas (aquela, dia 13/11/1909 e, esta, 25/12/1909). Foram realizadas no mesmo dia? Foram enviadas juntas para o Rio de Janeiro e publicadas em datas separadas? 

Voltando a legenda, percebe-se a "acidez" característica do Jornal "O Malho" ao 'afinetar' com o título "A Política na Música" e mais a frente a N. da R. (Nota da redação) que arremata dizendo que "a musica de sopro e pancadaria é 'unha e carne' com a política...". 

Temos muitas outras informações e conjecturas para assegurar que a Banda Musical de Barra de São Miguel é centenária. Por hora, informamos quem era afinal J.J. Pereira Tejo, descrito como "diretor da Banda e influencia politica no Municipio". Passemos a palavra a Tarcizio e Martinho Dinoá Medeiros:


João Jorge Pereira Tejo ou J. J. Pereira Tejo, como informado, trata-se de um filho do terceiro Casamento de Melquíades Tejo (aquele mesmo que nomeia o "Grupo do Estado" de Barra de São Miguel). O mesmo se destacava como bacharel e Juiz (daí o "Dr." na legenda da foto) que era amante da música e teria fundado a Banda de Música de Cabaceiras, nas palavras de Tarcisio e Dionoá Medeiros, o que certamente não o impediria, como chefe politico e econômico de também fundar a banda da Vila de Barra de São Miguel, que, não esqueçamos, era a sede do Município entre 1900 e 1907, com grande poder econômico e influência política.

Em breve publicamos a parte 2 deste tópico.

Tem alguma outra imagem? Tem alguma informação desta Filarmônica pioneira? Compartilhe conosco... Será um prazer ampliar nosso conhecimento sobre este período!

 João Paulo França, 05/05/2016


FONTES:

Casamentos no Interior. “O Malho”, Rio de Janeiro, edição nº 374 de 13 de novembro de 1909, disponível em http://memoria.bn.br.

A Política na Música. "O Malho". Rio de Janeiro, edição nº 380, 25 de dezembro de 1909, disponível em www.memoria.bn.br  
 
MEDEIROS, Tarcizio Dinoá e Martinho Dinoá. Ramificações genealógicas do Cariri Paraibano. Brasília: CEGRAF, 1989. p. 148.