1928 - A Construção do "Açude Novo" de Barra de São Miguel - PB

Nesta data retornamos ao ano de 1928 e encontramos o relatório do Presidente João Suassuna (Pai de Ariano Suassuna) que cita a construção de uma Barragem na Barra de São Miguel. Cremos tratar-se do hoje conhecido "Açude Novo", menor, que fica ao poente da sede do município.
Observemos uma imagem do ano 1992 deste reservatório:

Imagem 1 - Arquivo de Evandro Pinto - Açude Novo em 16 de fevereiro de 1992
Conjecturamos que a denominação "Açude novo" é justamente pelo fato daquela barragem representar à época o "açude novo" que abasteceria a vila, que até então consumia apenas as águas das cacimbas e poços naturais dos riachos do "Bichinho" e "Salgado", que margeiam a sede de Barra de São Miguel.

Vale recordar que o reservatório de maior capacidade, o "Açude Riacho do Bichinho" foi construído no início da década de 1950 e inaugurado em 21 de janeiro de 1951, conforme já apresentamos no post Barragem "Riacho do Bichinho" nos anos 50 do século XX (acesse aqui)

Observemos a seguir o Relatório do Presidente do Estado da Paraíba no ano de 1928:


Nas páginas 144 e 145 do referido Relatório do Presidente João Suassuna, lê-se:
Ainda no municipio de Cabaceiras concluí e augmentei o açude de Barra de S. Miguel, que, uma vez cheio, terá resolvido a escassez d'agua na florescente povoação.


Atacada a obra pelos particulares, sob a direcção do administrador da Mesa de Rendas, sr. Domingos Ramos, secundado pelo generoso sr. Olympio de Vasconcellos, que doou os terrenos, fui ao encontro do nobre interesse pela causa pública e terminei a barragem de uma represa para dois annos, como é calculada pelos constructores, despendendo o Thesouro a quantia de ......... 11:000$000, insignificante para as proporções e utilidade do beneficio.

Pela observação do relatório, compreendemos que esta foi uma obra iniciada pela própria população de Barra de São Miguel, com a administração do Sr. Domingos Ramos, da Mesa de Rendas local e com a doação do terreno por parte do Sr. Olympio de Vasconcelos. O Estado teria auxiliado na conclusão da obra, como vemos na parte transcrita e em outro trecho do Relatório do Presidente do Estado em 1928. Observemos:
No trecho ao lado, da página 163 do Relatório, o Presidente Estadual (Cargo hoje equivalente ao de Governador do Estado), deixa claro que:

"Cuidando da açudagem e obras de abastecimento, (...) com o dispendio de cerca de 12 contos, ajudei a população a construir o de Barra de São Miguel, em Cabaceiras, (...)"

Se anteriormente, na página 145 do relatório era citada a quantia de 11:000$000 (onze contos), aqui o valor é citado como "cerca de 12 contos" para que fosse feita a obra já citada da construção do Açude mais antigo da sede do Município de Barra de São Miguel, o conhecido "Açude Novo". 

Por fim, vale destacar que outras reformas e ampliações foram realizadas neste açude até dar ao mesmo a forma atual.

Acervo próprio - Imagem do Açude Novo em 10 de maio de 2016

Em breve trataremos mais uma vez da questão do abastecimento d'agua da sede do Município de Barra de São Miguel - PB.

João Paulo França, 15 de junho de 2016

Fonte:

Acervo de Evandro Pinto
Acervo de João Paulo França
Relatório do Presidente do Estado da Paraíba, João Suassuna, no ano de 1928.