Ladainha de Nossa Senhora - Coral São Miguel de Barra de São Miguel, PB.


Se é possível voltar no tempo por meio dos sentidos, certamente a música é quem melhor nos transporta para “ouvirmos” as vozes de nossos antepassados. 
 
Ainda não dispomos de informações mais concretas da "tradição mariana" em Barra de São Miguel, todavia, escutar o Coral São Miguel neste vídeo nos remete não só aos ecos de nossa infância, que a cada ano se renova no mês de maio, mas ao período em que nossos ancestrais viveram e celebraram em “Latim”, como assim preconizava a Igreja católica até antes do Concílio Vaticano (1962-1965). Ou seja, as melodias que escutamos neste vídeo vem de uma tradição, no mínimo, mais longínqua que a própria emancipação do Município, em 1961.

O Vídeo tem 10:31s... todavia, para escutá-lo o melhor é não observarmos o tempo presente, mas nos deixar levar aos muitos anos passados que este tipo de canto ecoa nesta terra.

O cenário ao fundo trás o altar da Matriz de São Miguel Arcanjo de Barra de São Miguel, com as tradicionais imagens de Santo Antônio à esquerda, São Miguel ao centro e São Sebastião à direita. Destaque-se a excelente acústica do templo. 

Acesse o vídeo aqui :


Vozes da esquerda para a direita:

Maria do Socorro Costa e Silva
Maria Edite do Nascimento (Maria de Tereza) (In memorian)
Josefa do Nascimento Costa (Zefinha Costa)
Vera Lucia do Ó
Marilene Dantas Diniz
Maria do Socorro Costa (Socorro de Osvaldo)
Maria da Conceição (Lica)
Maria Margarida do Socorro (Guida Hóstio)
Edizia Pinto 

Violão: Severino do Ramos Neves (Raminho)
Órgão: Alisson França do Nascimento

Direção: André da Costa Pinto

Conforme descrição no Youtube da Produtora Quebra Panela, este vídeo foi Publicado em 23 de abr de 2012 e é um “Trecho do DVD do “Coral de Barra de São Miguel: "Ora pro Nobis", produzido pela Quebra Panela”. Até esta data de 04 de maio de 2016 já foi visualizado 41.877 vezes.

Muito ainda temos por conhecer e escrever acerca das memórias religiosas de Barra de São Miguel. Se desejar, colabore conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.