Otávio Corrêa de Araújo: um caririzeiro Governador de Pernambuco!

Uma das famílias tradicionais de Barra de São Miguel - PB possuía muitas influências no vizinho estado de Pernambuco: trata-se da família Corrêa de Araújo, que além da vivência local, também tinha ramificações em Vertentes - PE. Deste contexto surge o personagem que estamos a apresentar nesta matéria. 

Imagem 1 - Otávio Corrêa de Araújo - Acervo do Governo de PE
Otávio Corrêa de Araújo nasceu 27 de outubro de 1900, filho de Tranquilino Corrêa de Araújo e de Severina Cavalcanti de Araújo. Era irmão de Augusto Corrêa de Araújo, que nomeia uma das ruas mais antigas de Barra de São Miguel.

Como o objetivo de nosso site é trazer para os amigos leitores o máximo de informações possíveis acerca das pessoas que tiveram um pouco de seu passado ligado a Barra de São Miguel-PB, a seguir, transcrevemos a biografia de Otávio Corrêa de Araújo que consta no CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História) da FGV (Fundação Getúlio Vargas):

"CORREIA, Otávio

*gov. PE 1947-1948; dep. fed. PE 1951-1952 e 1954-1955; gov. PE 1958-1959.


Otávio Correia de Araújo nasceu em Cabaceiras (PB) no dia 27 de outubro de 1900, filho de Tranqüilino Correia de Araújo e de Severina Cavalcanti de Araújo.
Cursou o Ginásio Pernambucano e bacharelou-se pela Faculdade de Direito de Recife, em 1928.
Em 1930 foi nomeado prefeito de Vertente (PE).

Após o fim do Estado Novo (1937-1945), elegeu-se deputado constituinte estadual em Pernambuco, no pleito de janeiro de 1947, pela legenda do Partido Social Democrático (PSD). Presidiu a Assembléia pernambucana durante os trabalhos constituintes e, nessa condição, logo após a promulgação da nova Carta em julho de 1947, assumiu o governo de Pernambuco em substituição ao interventor Amaro Gomes Pedrosa. Transmitiu o cargo em fevereiro do ano seguinte a Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho, que fora eleito governador em janeiro de 1947 e cuja posse foi retardada em conseqüência de recursos interpostos por seus adversários na Justiça Eleitoral. Reassumiu interinamente o governo pernambucano em junho de 1949.
No pleito de outubro de 1950 elegeu-se deputado federal por seu estado na legenda da Coligação Democrática Pernambucana, formada pela União Democrática Nacional (UDN), o Partido Republicano (PR), o Partido de Representação Popular (PRP), o Partido Democrata Cristão (PDC), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Libertador (PL). Iniciando o mandato em fevereiro do ano seguinte, licenciou-se de dezembro de 1952 a julho de 1954 para ocupar a Secretaria do Interior e Justiça de Pernambuco durante o governo de Etelvino Lins (1952-1954).
No pleito de outubro deste último ano elegeu-se deputado estadual em Pernambuco na legenda da Aliança Social Democrática, constituída pelo Partido Social Progressista (PSP) e o PL. Deixou a Câmara dos Deputados em janeiro de 1955, para assumir no mês seguinte o mandato no Legislativo pernambucano. Durante o governo do general Osvaldo Cordeiro de Faria em Pernambuco (1955-1958), assumiu interinamente o Executivo estadual em diversas ocasiões, na condição de presidente da Assembléia Legislativa. Em 1957 foi eleito pela Assembléia Legislativa, por votação indireta, para o cargo de vice-governador. Em novembro de 1958, Cordeiro de Farias deixou o governo e Otávio Correia o substituiu até janeiro do ano seguinte, quando transmitiu o cargo ao governador eleito, Cid Sampaio. Em outubro de 1958 reelegeu-se deputado estadual, na legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), exercendo o mandato até o final da legislatura. Não logrou eleger-se pela terceira vez consecutiva no pleito de outubro de 1962, quando se lançou candidato pelo Partido Social Trabalhista (PST), obtendo apenas a terceira suplência.
Em 1963 começou a trabalhar como assessor jurídico do Ministério da Agricultura, nomeado pelo então ministro Osvaldo Lima Filho.
Com a cassação dos mandatos de alguns deputados, de acordo com o Ato Institucional nº 1 (AI-1), de abril de 1964, baixado pelos militares após a deposição do presidente João Goulart (31/3/1964), veio a assumir uma vaga na Assembléia Legislativa pernambucana. Em 1966, foi candidato a suplente de senador pela legenda do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar, mas não foi eleito.
Aposentou-se em 1970, quando ocupava o cargo de assessor jurídico do Ministério da Agricultura.
Faleceu no dia 24 de maio de 1993, em Recife.
Era casado com Maria Elizabeth Navais Correia de Araújo, com quem teve cinco filhos.


FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros (1946-1967); CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1951-1955); CÂM. DEP. Relação dos dep.; CISNEIROS, A. Parlamentares; CORRESP. GOV. EST. PE; Diário Oficial; Encic. Mirador; INF. FAM.; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (1, 2 e 3)


A seguir observemos o print da página da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que o coloca na galeria dos ex-presidentes daquele poder.

Imagem 2 - Print da página eletrônica da ALEPE em 07 de julho de 2016

A seguir, mais um print, desta feita da página do Governo do Estado de Pernambuco, onde mais uma vez é destacada a atuação de Otávio Corrêa de Araújo como Governador do Estado:

Imagem 3 - Print da página eletrônica do Governo de Pernambuco em 07 de julho de 2016
Entre as diversas imagens de jornais onde Otávio Corrêa de Araújo aparece, destacamos uma a seguir, onde o mesmo recepciona a líder argentina Evita Perón:

Imagem 4 - Otávio Corrêa recepciona Evita Peron
Vejamos trecho da reportagem de Wagner Sarmento sobre este evento:

"JANTAR

Findada a improvisada coletiva de imprensa, Eva Perón foi para o Palácio do Campo das Princesas, onde foi recebida com um jantar de gala organizado pelo então governador Otávio Corrêa de Araújo e esposa. O encontro contou com a presença de secretários de Estado e seus familiares. Evita estava acompanhada do irmão, Juan Ramón Duarte, secretário privado de Juan Perón.

“Madame Perón, em nome do governo do Brasil e de toda a nação, com imensa alegria eu saúdo a vossa excelência e ao grande povo argentino”, afirmou Corrêa na ocasião. Evita tomou champanhe e, ao puxar o brinde, exclamou: “Pelo Brasil, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra e pela felicidade do povo brasileiro!”. Fotografias do encontro, publicadas no jornal Folha da Manhã, enriquecem as prateleiras do Arquivo Público de Pernambuco e afiançam a história."

Com certeza muitas outras passagens da vida de Otávio Corrêa ainda estão por ser conhecidas pelas novas gerações caririzeiras e procuraremos apresentar neste espaço.

João Paulo França, 27 de julho de 2016.


Fonte:

http://www.alepe.pe.gov.br/museu/ . Acesso em 07 de julho de 2016.
http://www.pe.gov.br/governo/galeria-de-governadores/otavio-correa-de-araujo/ . Acesso em 07 de julho de 2016.
http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/otavio-correia-de-araujo . Acesso em 10 de julho de 2016.
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/mundo/internacional/noticia/2012/07/21/evita-peron-no-recife-49860.php. Acesso em 10 de julho de 2016