Memórias de um Barbeiro (Sr. David)

Por Marcondes Pinto

Vêm à memória as manhãs ensolaradas de nossa cidade. Lembro-me de algumas idas à barbearia do Sr David em tempos de minha infância.  Chegando lá encontrava homens conversando sobre amenidades e ocorridos da terra, a típica conversa no barbeiro, onde cortar o cabelo não é apenas um ato estético, mas um momento de descontração ímpar, a verdadeira higiene mental.
Estava diante de uma figura extraordinária e nem me apercebia disso, devido a minha pouca idade. Sr David era barbeiro requisitado, até hoje muito se fala na sua veia cômica, de seus contos engraçados e seu resmungar cotidiano perante os fregueses, dos quais arrancava belas gargalhadas. 
Na madeira esculpia sua veia artística e retratava criatividades inigualáveis. A nossa pequena cidade caririzeira nos deu a oportunidade de ter como filho um cidadão ordeiro, de inteligência prática e de sabedoria popular altiva.
 Sr David foi artista na vida, nela talhou não só artes na madeira, mas também deixou talhada a figura de um homem inteligente e perspicaz na região do cariri. Existem várias formas de ser imortalizado, Sr David transformou-se num patrimônio folclórico e imaterial de nossa terra, imortalizando-se na cultura popular de Barra de São Miguel e deixando os munícipes saudosos. Bons tempos que nos levam a registrar as memórias de um ilustre barbeiro. 

Marcondes Pinto
 
Sr. David Ferreira
Documentário A Encomenda do Bicho Medonho
 


Marcondes Pinto é Advogado, Presidente da Comissão de Direito Penal da OAB Caruaru e não deixa de acompanhar as histórias e o cotidiano de Barra de São Miguel - PB, cenário de onde guarda muitas de suas memórias.
 
Sobre o Sr. David veja também:


Portal de Memórias de Barra de São Miguel