A Sra. Vertulina Pinto da Costa, sua arte e o Presidente Figueiredo na década de 1980.

O último presidente do Regime Militar no Brasil, João Baptista Figueiredo, que assumiu o governo em 15 de março de 1979, veio algumas vezes à Paraíba até o fim de seu mandato, em 1985. Observemos uma das imagens de sua passagem por nosso Estado:

Sra. Vertulina Pinto e o Presidente Figueiredo - Acervo de André da Costa Pinto
Esta fotografia faz parte do acervo do jovem André da Costa Pinto, bisneto da Sra. Vertulina Pinto da Costa. Infelizmente, por hora, não temos o ano exato do evento, bem como o veículo em que a mesma foi publicada. Segundo André, trata-se de uma imagem constante em um material de divulgação do antigo Mobral - Movimento Brasileiro de Alfabetização. Percebe-se ao centro, sentada a Sra. Vertulina, sendo cumprimentada pelo presidente Figueiredo. Nesta ocasião, a Sra. Vertulina ofereceu de presente um de seus trabalhos de artesanato em tapeçaria.

No jornal "O Fluminense" de 27 de junho de 1980, encontramos a notícia que o Presidente Figueiredo esteve na Paraíba para inaugurar a estrada que liga Queimadas a Boqueirão e o contorno viário de Campina Grande. Discursou para os campinenses na Praça da Bandeira. Ao ir embora, "no aeroporto recebeu uma série de presentes, que a princípio seus acessores impediram que os jornalistas vissem, "para não pensar em que o General vive recebendo presentes em suas viagens". Tratava-se de objetos em artesanato de couro, barro e sacos de aniagem, este representando a Ceia de Cristo". Não temos como afirmar que a fotografia acima seria deste dia, todavia, fica este registro do encontro.

 A seguir, apresentamos um exemplo das obras da Sra. Vertulina:

Trabalho de tapeçaria da Sra. Vertulina Pinto da Costa pertencente a Eliomar Bezerra

Mulher de fibra e com diversos dotes artesanais, a Sra. Vertulina Pinto foi a matriarca de uma numerosa família em Barra de São Miguel. Em breve trataremos mais de suas atividades, bem como de seus descendentes. Por hora, observemos uma fotografia da Sra. Vertulina:

Imagem da Sra. Vertulina  com dedicatória no verso - Acervo da família Cabral
Esta fotografia mostra bem o rosto mais conhecido dos barrenses da Sra. Vertulina Pinto da Costa, nascida em 13 de maio de 1900 e falecida em 19 de novembro de 1989. Com o próprio punho, a Sra. Vertulina escreve "a bôa Inacinha (Cabral) com carinho ofereço esta fotografia com amizade de Vertulina (?) - 5 - 70".

João Paulo França, 04 de junho de 2016.


Fonte:

Acervo da família Cabral - João Antônio Miranda Cabral (Joca)
Acervo de Eliomar Bezerra
Cemitério São Miguel de Barra de São Miguel
Informações e acervo de André da Costa Pinto.
Jornal "O Fluminense" de 27 de junho de 1980, p. 05.