De onde vem este som? Festa de São Miguel de 1903 no Diário de Pernambuco



Capa do Diário de Pernambuco de 27 de outubro de 1903.
Espanto? Alegria? Curiosidade? Que sentimentos tiveram os moradores da pequena vila de Barra de São Miguel ás 5 horas da tarde do dia 28 de setembro de 1903, quando o silêncio do lugar foi interrompido pelos acordes do Grêmio Musical d. Luiz de Brito da cidade de Taquaritinga do Norte - PE (distante a aproximadamente 6 léguas) que entrava na vila para participar dos festejos de São Miguel Arcanjo?
Vejamos o Trecho inicial da notícia, que aproximamos na imagem:

MUNICIPIOS


Taquaritinga, 10 de outubro.


A banda do grêmio musical D. Luiz que, por iniciativa do Coronel Pereira Tejo, fundou-se nesta cidade, pelo muito que tem progredido, vai dia a dia captando a sympathia geral no município e nos povoados vizinhos.

Pela commissão promotora dos festejos em honra ao padroeiro da barra de S. Miguel, foi a nossa banda gentilmente convidada para tomar parte nas festas, e se deviam realizar ali, no dia 29 do mez próximo passado. Effectivamente de véspera partiu a banda musical, fazendo sua entrada naquela vila ás 5 horas da tarde e sendo recebida de um modo fidalgo e por demais atencioso.

Houve missa cantada, procissão e Te Deum e em todos esses actos a banda fez-se ouvir sempre harmoniosa e correcta.

O sr. João Jorge Pereira Tejo, principal encarregado dos festejos, mostrou-se de uma lhaneza e atividade inexcedíveis, merecendo assim espontâneos elogios.

Tendo sido, por proposta do dr. Irineu Leitão, aceito-socio do grêmio D. Luiz o rvdm. Vigário João Alfredo da Cruz, a banda resolveu, aproveitando a estada na barra de S. Miguel, fazer entrega solene de diploma ao rvdm vigário.

Observemos o Diário Oficial de 29 de setembro de 1903:

Nestes trechos temos importantes pistas da história de Barra de São Miguel.

1- Inicialmente, em nossas pesquisas, esta é a primeira vez que encontramos a Festa de São Miguel ser tratada em um jornal. Outras pesquisas poderão encontrar novas noticias, todavia, por hora temos a informação que, no mínimo, no ano de 1903 já se realizava de maneira bastante grandiosa a festa do padroeiro local;
2- Os dias 28 e 29 de setembro de 1903 foram na segunda e na terça-feira, respectivamente, o que nos leva a afirmar que neste período a festa era realizada no "dia do santo";

3 - Como esta banda chegou a Barra de São Miguel? A cavalo? Caminhão? Veja que, para participar dos festejos, os músicos partiram da cidade de Taquaritinga no dia anterior;

4 - Vê-se que o futuro fundador da Banda de Barra de São Miguel, João Jorge Pereira Tejo, neste ano de 1903 é apresentado como o "principal encarregado dos festejos";

5 - Na verdade, temos um encontro de familiares, afinal, o Coronel Pereira Tejo, líder politico de Taquaritinga do Norte - PE está a visitar a terra do irmão Melquíades Tejo e do sobrinho J.J. Pereira Tejo;

6 - Os festejos religiosos relatados são  a missa cantada, procissão e Te Deum ( Segundo o Dicionário Michaelis Te Deum (da expressão lat, a Ti, Deus) Relata: 1 - Hino sacro de ação de graça que começa com Te Deum laudamus, que quer dizer: "A ti, ó Deus, louvamos", atribuído a Santo Ambrósio. 2 - Cerimônia que acompanha essa ação de graça. 3- Solenidade religiosa em ação de graças, geralmente pública e ao ar livre. Sin: te-déum e tedéu).

Observemos a parte final da notícia:
Usou da Palavra, em nome do grêmio, o coronel Pereira Tejo que, saudando de um modo expressivo e eloquente ao vigário João Cruz, fez-lhe depois entrega do diploma de sócio. Em phrases burladas e sinceras agradeceu o manifestado, oferecendo, a todos em seguida um copo d’agua.
Não podemos encerrar a presente noticia sem tornar público a nossa admiração pela somma de virtudes raras que exhornam o tenente João Cruz, digníssimo vigário em Cabaceiras do vizinho Estado da Parahyba.
Os seus parochianos, sem uma excepção sequer, sente-se orgulhosos de seu pastor e votam-lhe o mais acrysolado affecto.
E outro não podia ser o sentimento popular para com o sacerdote que, tão jovem ainda e no começo de sua vida clerical, tem uma conducta tão irreprehensivel e abnegada.
As nossas felicitações, pois, aos invejáveis parochianos do virtuoso vigário João Cruz.
As eleições para congressistas estaduais, realizadas no dia 30 de setembro próximo passado, neste município, como em todo o Estado, correram mui regularmente, tendo comparecido grande numero de votantes
Foi esplendida a vitória do partido republicano que tem a sua frente o grande pernambucano dr. Rosa e Silva.
A oposição compareceu em todas as secções eleitoraes do município, contando apenas 53 votos.

Neste trecho final percebe-se que o escritor da notícia fala da acolhida à banda e aproveita para mostrar a força política dos mandatários do poder da cidade de Taquaritinga do Norte, que no dia 30 de setembro obtém grande vitória.

Note-se que o evento ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro. O autor da notícia a escreve no dia 10 de outubro e a mesma só vem a ser publicada no dia 27 de outubro de 1903.

João Paulo França, 09/05/2016.

FONTE:

Diário de Pernambuco, de 27 de outubro de 1903.
Diário Oficial da União de 29 de setembro de 1903.
Site - http://michaelis.uol.com.br

2 comentários:

  1. A matéria não deixa claro. Inclusive, também fiquei com essa dúvida, como expresso na passagem: "3 - Como esta banda chegou a Barra de São Miguel? A cavalo? Caminhão? Veja que, para participar dos festejos, os músicos partiram da cidade de Taquaritinga no dia anterior;". Pelo contexto, o mais provável é que tenha viajado em tropa de animais.

    ResponderExcluir

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.