Eleição e Churrasco em 1976.

Os amigos e amigas que acompanham o nosso portal de memórias podem descansar, sentar e saborear esta bela imagem de aproximadamente 40 anos atrás, segundo André da Costa Pinto, no lugar onde seria o antigo Clube Diversional Cariri, hoje, residência em frente ao Posto Médico, na Rua Thomaz de Aquino. Analisemos:


Esta fotografia foi gentilmente cedida pelo colaborador André da Costa Pinto e faz parte de seu acervo pessoal. Segundo o mesmo, no verso da imagem consta a informação que este seria um churrasco em comemoração a primeira vitória do Sr. Pedro Pinto para prefeito da cidade de Barra de São Miguel. 

De posse desta informação, pesquisamos no site do TRE e encontramos os registros que se trata de uma eleição no ano de 1976 (antes o Sr. Pedro Pinto já disputara eleição para vereador e vice-prefeito). O dia da votação ocorreu em 15 de novembro de 1976, o que nos leva a conjecturar que esta imagem foi produzida em uma data próxima posterior a esta, quando os correligionários já dispunham da confirmação da vitória.

Entre os presentes, destacamos o segundo em pé, da esquerda para a direita, como o Sr. Raimundo de Biino. Sentado ao centro, com chapéu e bigode, o Sr. Maurício Silva de Araújo, ex-maestro da Filarmônica e já falecido. O leitor identifica mais algum outro personagem? Compartilhe conosco.

Aproveitemos a oportunidade para conferirmos o resultado do pleito de 15 de novembro de 1976, para o cargo de prefeito de Barra de São Miguel - PB.


Destaque-se o recorde no número de candidatos a prefeito no Município: 5 (cinco), que até hoje não foi superado, o que fez com que o Sr. Pedro Pinto fosse eleito com a porcentagem de 47,31% dos votos válidos. Esta eleição marca o declínio do grupo político do Sr. Cacildo Guedes no Município.

João Paulo França, 20 de maio de 2016.


Fonte:

Acervo pessoal e informações de André da Costa Pinto.

http://www.tre-pb.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores/resultados-de-eleicoes