1976 - Barra de São Miguel-PB na Revista Avante (Parte 2)

Nesta data nosso portal volta mais uma vez ao ano de 1976, para conhecermos um pouco de nosso passado a partir da intermediação das imagens e informações constantes na Revista Avante.
Imagem 1 -Mercado Público


Este é o Mercado Público Municipal de Barra de São Miguel, localizado na Rua Thomaz de Aquino. Inicialmente foi erguido e era propriedade do chamado Major Eduardo. O Município o adquiriu e a feira local era realizado no mesmo, com a presença dos moradores da cidade e da região participando dos negócios nos dias de feira, inicialmente na quarta-feira, passando para o domingo, para posteriormente passar para o sábado. A fotografia foi postada na revista Avante por causa da reforma que teria sido realizada pela administração do Sr. Cacildo Guedes. Vejamos a segunda página inteira da Revista:

Imagem 2 - Página 2 da Revista Avante
Como já vimos na parte 1 desta reportagem, esta revista trata das realizações da gestão do Sr. Cacildo Guedes Medeiros (1972-1976). Entre as informações desta folha 2, destacamos:

Finalmente, vale ressaltar a aquisição de alto falante para o Grupo Escolar de Floresta, bem assim instrumentos musicais destinados a Banda Marcial de Riacho Fundo.
Atividades na saúde
(...) Foi comprada, também, uma ambulância para atendimento da população da Sede (...)
Urbanização em marcha
(...) Foram abertas as Avenidas João Batista, Ismael Mahon e Augusto Correia na cidade, além da avenida Ana Rolim, de Riacho Fundo.
Construiu os prédios para o Posto do Correio, Junta do Serviço Militar e Telefone Público, um curral de apreensão de animais, além de ter recuperado a frente do Cemitério Público e o prédio da antiga Prefeitura, bem como aquisição de móveis para as unidades de ensino do município.
Instalou a Câmara Municipal e iniciou a edificação do Cemitério Público no Sítio Floresta, tendo construído um Cemiterio no Sitio Tanque Raso.
(...) Em Riacho Fundo foi restaurada a iluminação pública, substituindo os postes de aveloz, por postes de cimento armado.(...)

O leitor poderá ampliar a página 2 da revista e ler a mesma por completo. Dentre as informações que transcrevemos, nos chama a atenção o processo de expansão urbana de Barra de São Miguel, com a abertura das conhecidas ruas João Batista dos Santos, e Augusto Correia. Todavia, que avenida seria esta, a Ismael Mahon? Hoje, este é o nome de nossa Praça central.

Para finalizar, mais um recorte:

Imagem 3 - Veículo para a Saúde
 Na legenda lê-se: "Veículo adquirido para servir ao setor da saúde". Destacamos esta imagem final, por nos chamar a atenção este veículo, uma Rural, para servir à saúde dos moradores da Sede do Município.

Finalizamos, mais uma vez agradecendo a colaboração deste material ao professor Quiel Tataguassu.

João Paulo França, 13 de março de 2017.


Fonte:

Acervo do Professor José Ezequiel (Quiel Tataguassu)
Revista Avante, Ano 12 – nº 12, publicação anual 1976, Edição Nordeste.

Leia também:  1976 - Barra de São Miguel-PB na Revista Avante (Parte 1)

2 comentários:

  1. Interessante a história, meu tio é Geraldo Guedes, Sobrinho do ex prefeito Cacildo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação e caso possua mais algum material que deseje dividir conosco, fique a vontade.

      Excluir

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.