1959 - Eleições em Cabaceiras: repercussão em Barra de São Miguel- PB (Parte 2)

Nesta data voltamos a esta série sobre as eleições em 1959 no Município de Cabaceiras, porém, enfatizando a mobilização da oposição, chefiada pelo Sr. Ismael Samarco Mahon, na realização de grande carreata e comício no então Distrito de 'Potira" (atual sede de Barra de São Miguel). Contemplemos a primeira fotografia:

Imagem 1 - Carreata em direção à "Potira".
Como mencionamos na primeira matéria desta série, estas imagens fazem parte do acervo da Sra. Edeltrudes de Farias Maribondo, que nos informa trata-se de uma grande festa do partido ao qual seu pai, Manoel Cavalcante de Farias, pertencia, no ano que foi candidato a vice-prefeito, apoiando o Sr. Ismael Mahon. 
Conjecturamos que a localidade de Potira e suas adjacências seriam bons redutos eleitorais dos referidos candidatos, assim, a "carreata", "passeata" e "comício" realizados naquela eleição acabaram tomando grandes dimensões para os padrões da época. Lembre-se, que estamos nos referindo ao longínquo ano de 1959 e, grande número de veículos e caminhões cortam as estradas do munícipio, carregados de entusiasmados eleitores. Vejamos a seguir mais uma imagem daquela eleição:

Imagem 2 - Chegada da carreata do Sr. Ismael e Manoel em "Potira"
Esta segunda fotografia é bastante emblemática... quem seria o garoto a contemplar a chegada da carreata? O que estariam a dialogar as senhoras na calçada elevada à esquerda da rua? O que falavam os animados eleitores com os dedos em forma de V, em pé nas carrocerias dos caminhões? O que nos é certo é que este registro foi captado na "Rua do Sul", hoje conhecida Rua Thomaz de Aquino, no sentido do poente, ou seja, mostrando a carreata em seu primeiro momento dentro da vila... observemos mais uma imagem a seguir:

Imagem 3 - Carreata passando pela Rua da Vila de Potira.
A grande carreata com a Pick-up Chevrolet 1959 a frente, seguida de jeeps e caminhões segue pela Vila de Potira, onde efetivamente haviam residências, ou seja, na rua apresentada na fotografia 2 (Rua do Sul - hoje conhecida Rua Thomaz de Aquino) e esta da imagem 3, a atual Rua São Miguel, do lado esquerdo da Igreja de São Miguel. 
Observamos que o calçamento ainda não fazia parte do cotidiano dos moradores, bem como o traçado da atual Praça Ismael Mahon, nome a homenagear o ilustre fazendeiro e político que, apesar de derrotado nesta campanha de 1959, empreendeu grande luta para emancipar a localidade, sagrando-se o primeiro prefeito eleito no voto popular no novo Município paraibano, a Barra de São Miguel, no pleito de 1962.

Em breve, apresentaremos mais imagens daquela tarde festiva de 1959 em "Potira".

João Paulo França, 17 de maio de 2017.

Fonte:

Acervo e informação de Edeltrudes de Farias Maribondo
Site http://achiescolecao.blogspot.com.br/2014/12/chevrolet-3100-brasil-pickup.html . Acesso em 17 de maio de 2017.

Leia também:

1959 - Eleições em Cabaceiras: repercussão em Barra de São Miguel- PB (Parte 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.