1959 - Eleições em Cabaceiras: repercussão em Barra de São Miguel- PB (Parte 1)

O ano é 1959... "Potira" é o termo pelo qual Barra de São Miguel é nomeada oficialmente. O Distrito ainda pertencia a Cabaceiras e só seria emancipado em 1961. Neste post e nos seguintes desta série mostraremos fotografias que não são necessariamente inéditas, todavia, até a presente data ainda não foram apresentadas em sua sequência adequada.
Observemos uma bela imagem da referida disputa eleitoral de 1959:

Imagem 1 - Passeata em 1959 - Barra de São Miguel-PB
O Distrito de "Potira" assistiu a esta última disputa eleitoral como parte integrante do Município de Cabaceiras-PB, no ano de 1959. Nesta eleição, se digladiaram as principais forças políticas da região: de um lado, o Sr. José Aurélio Arruda, com apoio do Sr. Ernesto do Rego, e do outro o Sr. Ismael Mahon.
Segundo a Sra. Edeltrudes de Farias Maribondo, esta e outras imagens fazem parte de um acervo que mostra um comício em 1959 do partido ao qual seu pai era candidato a vice-prefeito, o Sr. Manoel Cavalcante de Farias, candidato que apoiava o Sr. Ismael Mahon.
A alegria da multidão foi captada na passagem ao lado esquerdo da Igreja de São Miguel, na hoje conhecida Rua São Miguel. É possível vermos ainda a chegada da estrada rumo a Campina Grande.
Vejamos o resultado oficial que consta no site do TRE-PB:

Imagem 2 - Resultados de Eleição para Prefeito e Vice-prefeito.

Por 936 votos a 708, o Sr. José Aurélio saiu vitorioso deste pleito eleitoral. Segundo moradores barrrenses da época, tal resultado acabou deixando o candidato derrotado, o Sr. Ismael Mahon, com mais interesse em procurar a emancipação política de Barra de São Miguel, e o motivo podemos ver a seguir:

Imagem 3: Resultado eleitoral de 1959 por localidade.
Agradecendo ao amigo pesquisador Ginaldo Nóbrega, que nos cedeu a imagem 3, com esta espécie de apuração própria de algum dos atores sociais da época, encontramos nas últimas colunas a direita o resultado da eleição em "Potira" e "R. de S. Miguel", que conjecturamos tratar-se da sede e do que hoje seria o Município de Barra. Assim, apesar de perder em Potira de 54 a 48 votos, o Sr. Ismael vence com folga no entorno desta "região", na R. S. Miguel, de 165 a 98, o que lhe daria motivos de sobra para lutar pela emancipação política desta região.

Em breve, voltamos com mais imagens e o resultado da disputa para vereador em 1959.

João Paulo França, 16 de maio de 2017.

Fonte:

Acervo e informação de Edeltrudes de Farias Maribondo
Acervo de Ginaldo Nóbrega
Site do TRE-PB




2 comentários:

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.