1970 - Chegada da Luz elétrica da SAELPA em Barra de São Miguel - PB (Parte 4)

Considerando que a chegada da luz elétrica fornecida pela CHESF em Barra de São Miguel foi um importante feito para a história do município, dedicamos mais uma matéria a este tema em nosso portal de memórias.
A seguir, vejamos a continuação da cobertura do Jornal  Diário da Borborema, que trata do dia 26 de abril de 1970 e os festejos realizados na época, bem como os bastidores da recepção que foi realizada para as autoridades estaduais e a população local:



FATOS E NOTÍCIAS
GRAZIELA INFORMA

Realização
A cidade de Barra de São Miguel, acordou no último domingo em meio à grande alegria e expectativa: até a terra árida recebia dos seus céus a chuva que caía como bênçãos de Deus.
A residência do sr. Ismael Mahon, cedida à SAELPA, estava regorgitando de pessoas que foram participar do grande acontecimento daquele dia, que era a inauguração da energia elétrica.
Os componentes do Ginásio Comercial Tomaz de Aquino, Grupo Escolar Melquíades Tejo e Alzira Pedrosa, permaneceram perfilados durante a manhã na artéria principal em frente à praça e local de recepção.
O Governador João Agripino, acompanhado de grande comitiva, fez revista aos educandários presentes e visita ao Grupo local, ao som da Banda de Música de Barra de São Miguel.
-------////------
Na oportunidade, o Chefe do executivo, inaugurou o Posto de Saúde local e o Grupo Escolar de Riacho Fundo a poucos quilômetros daquela cidade. 
-------////------
A convite do prefeito sr. José Pinto, o Governador e outras autoridades almoçaram na residência do dirigente municipal. 
-------////------
Enquanto isso, em todas as dependências todos os presentes saborearam um delicioso churrasco. 
-------////------
No pavimento superior da casa, almoçando entre outras pessoas, a sra. Lourdes Bonavides Maia, esposa do Governador João Agripino (um encanto de simplicidade e simpatia) sra. Noemi Mariz (?) do Sec. Antônio Mariz), (?) do casal João Agripino e seu noivo José Maia a jovem sra. Zélia Albuquerque, esposa do eng. Armando Carvalho sra. Carmesia Tinoco, sra. General Massa, sra. Divaneide Santos e inúmeras pessoas.
Supervisionando tudo, com muita solicitude e distinção, a Assistente Social da SAELPA, srta. Miriam Dias.
-------////------
A organização das festividades esteve a cargo do Coronel Moacir Amynthos, diretor administrativo da SAELPA que naquela cidade chegou com 8 dias de antecedência, acompanhado de sua esposa Eliete e filha Carmem Lúcia. 
-------////------
Tivemos oportunidade de conversar longamente com a figura distinta e simpática do eng. Acindo Aguiar, que veio do Rio de Janeiro para as comemorações. Ele é o diretor da Divisão Econômica do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, representando o diretor geral do DNAEE.
Também o general Octávio Massa, diretor presidente da SAELPA, figura das mais empreendedoras e dinâmicas
-------////------
Registramos as presenças dos diretores da SAELPA: Eng. José Mariz, eng. Sérgio Massadir, eng. Celso de Barros, chefe do Escritório Regional do Litoral, eng. Water Santos, Artur Tinoco, Rinaldo Ferras, de Chefia do Escritório Regional do Cariri, prof. Manoel Batista, procurador Jurídico da SAELPA, Suderil Aguiar (representando o Departamento Nacional de Obras e Energias), Geraldo Oliveira, (Departamento Comercial), Sulamir Carapajó (representando a Diretoria da Eletrobrás, Hildebrando Assis, Procurador da SAELPA, Roberto Paulo Soares. Ainda: Noaldo Dantas, Sec. da Administração Antônio Escorer, Sec. Antônio Mariz, Álvaro Gaudêncio, Dep. Teotonio Neto, dep. Plínio Lemos, Francisco Pedrosa Mahon, presidente do Sindicato Rural Agnelo Pedrosa ex-prefeito de Barra de São Miguel, médico Alexandre Gusmão, Dão Silveira, pref. De S. Bento, Edson Carneiro de Araújo, ex-prefeito de Cabaceiras; sr. José Pedrosa, José Lupércio Correia de Araújo, médico Hélio Pinto, sr. José Aureliano de Farias, Padre Manoel Batista. Procurador da SAELPA: Padre Loureiro, sr. Esaú Catão, médico Raul Dantas (prefeito em exercício em Campina Grande) Tarcizo Telino, chefe do Gabinete da Prefeitura deste Município), Assistentes Sociais: Maud Brasil e Luzieta Pinto, Tereza Pedrosa Marly Souza Miranda, Sec. da Procuradoria da SAELPA; Recepcionistas: Maria das Neves Cardoso, Mariinha de Oliveira e Diva Silva. 
-------////------
Conhecemos vários familiares do médico Sebastião Pedrosa, filho daquela terra entre eles: Aluízio Pedrosa, José Pedrosa, Corsina, Zuleusa, Zilda Pedrosa, todos distintíssimos.
-------////------
Representando os “Diários e Emissoras Associadas” João Bosco Lélis, José Bezerra, Marcelo Marcos, Severino Quirino, que fez a transmissão com a categoria de sempre, em gravação e esta cronista De O NORTE o jornalista Gonzaga Rodrigues. 
-------////------
Ás 17 horas, todas as personalidades visitantes convidados e o povo de Barra de São Miguel reunidos, assistiram à conclusão do plano do Governo do Estado de eletrificação de todos os municípios da Paraíba através da SAELPA.
Houve, no momento, uma demonstração da execução dos levantamentos dos postes em tempo recorde, conseguindo o 1º lugar a equipe de Patos, que recebeu uma taça, 2º lugar Guarabira, 3º Campina Grande.
Na oportunidade saudara o Governador João Agripino (?) José Pinto, esta cronista, de improviso, saudou em nome dos Diários e Emissoras Associados; o General Octávio Massa, em nome da SAELPA Eng. Sulamir Carapajó, representante da Eletrobrás e, finalizando com um longo e vibrante discurso, o Governador João Agripino, que foi calorosamente aplaudido.
Jantar
Todas as personalidades visitantes retornaram a Campina Grande, e alguns participaram de um jantar oferecido pela SAELPA no Clube Médico.
Entre os presentes: Eng. Sadenil Carapajó, eng. José Mariz, eng. Geraldo Oliveira, eng. Sergio Massa; dep. Milton Cabral Dão Silveira, Sec. Antônio Escorel, General Octávio Massa. Sec. Noaldo Dantas, Cônsul José Noujahim, vereador Francisco Anselmo Casais: Raimundo (Nair) Luz Manoel Donizzeti) Patrício, João Bosco Lélis, José Bezerra, Marcos Albuquerque, Marcelo Marques e Severino Quirino.  

João Paulo França, 16 de dezembro de 2018.

Fonte:

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.