Década de 1980 - Futebol feminino em Barra de São Miguel: o América Futebol Clube

A tradição de Barra de São Miguel nas quadras e nos campos de futebol amador vem de longa data e não apenas com o gênero masculino, mas também com as mulheres locais. Neste sentido, agradecendo a colaboração da professora Maria Das Dores Quirino Costa, entusiasta esportista que fez parte do América Futebol Clube, time feminino da cidade nos anos 1980, treinado por Maurílio Silva de Araújo (Malila), vamos conhecer um pouco mais desta página da história esportiva de Barra de São Miguel.
A seguir, vejamos uma imagem e as descrições das jovens presentes na fotografia:

América F. C. - Acervo de Maria Das Dores Quirino Costa - Rede Social
Atletas que estão de pé, da esquerda para a direita: Albiege, Lurdinha de Seu Manoel Beijamin, Fatinha de China, Betinha de Sr. Tó, Francimar de D. Nene, Zefinha de Floro, Adelia de D. Nene, Rubem de D. Joaninha. 
Agachadas, da esquerda para a direita: Maria de Miguel Costa, Leninha de Jonas, Dasdores, Wilma, Monica de Miguel Costa e Liege de Ednalva.

Como já mencionado, o América Futebol Clube, que também tinha a versão masculina, era treinado por Maurílio Silva de Araújo, o conhecido Malila.
Segundo Maria Das Dores, o time atuou basicamente nos anos 1980, participando de muitas partidas no campo local, com equipes de outras cidades, a exemplo de Caraúbas, Serra Branca, Alcantil, e os distritos santacruzenses de Poço Fundo e da Vila Pará. Contra Santa Cruz do Capibaribe há a referência que foi uma tarde de futebol em que atuaram os times feminino e masculino no dia que estavam o inaugurando o campo.
Entre os jogos marcantes, a professora Maria Das Dores lembra do confronto com a equipe de Serra Branca, em que a equipe barrense venceu no "finalzinho da partida", despertando a emoção dos presentes no campo de futebol. Marcante, mas bem mais tranquila foi uma partida com a equipe de Riacho de Fundo, em que o placar foi de "apenas" 9x0, tendo em vista que o árbitro da partida não deixou completar a dezena. Aqui, temos uma interessante constatação da força da mulher barrense, afinal, estamos tratando de um belo clássico com duas equipes femininas do municipio ainda nos anos 1980, inclusive, nossa entrevistada lembra que a "comunidade apoiava e ia para o campo, com algumas pessoas acompanhando os jogos em outras cidades".

Tem mais informações ou imagens sobre esta experiência do futebol feminino em Barra de São Miguel? Divida conosco!

João Paulo França, 23 de novembro de 2018.

Fonte:

Imagem e informações de Maria Das Dores Quirino Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.