Antônio Silvino em Gravatá de Jaburu, Tanque Raso e Riacho de Santo Antônio (Série Cangaço nº 3)

Nossa série sobre as passagens do bando de Antônio Silvino por Barra de São Miguel e suas adjacências, segue com uma interessante notícia que narra atividades do cangaceiro nas localidades de Gravatá de Jaburu, atual Gravatá de Ibiapina, no território pernambucano, além de Tanque Raso e Riacho de Santo Antônio na Paraíba, tudo isto no ano de 1905. 

Vejamos os relatos do Jornal A Província, de Recife:

ANTONIO SILVINO

Está residindo em Gravatá de Jaburú ou descançando um pouco de suas viagens o celebre capitão Antônio Silvino, capitão de numerosa quadrilha de gatunos e de assassinos.

Gravatá de Jaburú pertence ao município de Taquaretinga, o que prova as sympathias de Antonio Silvino pelas terras de Pernambuco e vizinhanças da Parahyba e de outros logares onde as autoridades policiaes fornecem-lhe cavalos e armas, munições e banquetes e auxiliam gentilmente a colheita dos saques, como em Surubim, Queimadas, S. Vicente e outros pontos de recreio do bando.

Erguem-se em Pernambuco as sete quintas do poderoso salteador que há oito annos afronta a liga de dois governos contra o seu grupo de bandidos, hontem de três ou quatro e hoje de dez ou doze e amanha de cincoenta ou cem.

As ultimas noticias nos informam do assalto á casa de uma viúva e do roubo de joias e dinheiro de importância de mais de quatro contos de réis.

Antonio Silvino e seus parceiros demoraram-se três dias numa fazenda no logar Tanque-fundo, Barra de S. Miguel, estado da Parahyba. Ahi exigiram do dono da propriedade um conto de rés em paga da honra da hospedagem. Recebendo apenas 600$000 esperou que o fazendeiro vendesse alguns bois para inteirar a somma fixada.

Um dos assassinos e ladrões da quadrilha, não sabemos porque motivos – a carta de nosso informante não explica – incorreu no ódio de Antonio Silvino e foi, para exemplo dos outros, cruelmente fuzilado quando ainda o ‘capitão’ se achava em Tanque Raso.

Executada a pena de morte, os bandidos enterraram, com a maior solenidade, o cadáver do criminoso no cemitério da capella de Santo Antonio.

Em perseguição de Antonio Silvino, por ordem do governo da Parahyba, existia nas imediações de Tanque Raso uma força de sete praças, que ao se inteirar dessa e de outras ocorrências tomou o alvitre cauteloso de encaminhar-se para Cabaceiras e Campina Grande, pontos diametralmente opostos ao referido logarejo.

Sahindo de Tanque Raso, Antonio Silvino e a sua comitiva dirigiram-se para Taquaretinga, e em Gravatá de Jaburu o ‘capitã’ trata de escolher outro pouso de igual segurança.

Nazareth? Bom Jardim? Timbaúba?

Não sabe ainda... Elle e os outros ficam tão a commode nesses municípios que vacilam na escolha para não causarem ciúmes ou desgostos.

<... Peçam providencias, denunciem o homizio de Antonio Silvino...>

Quem nos escreveu a carta de Taquaretinga, sem duvida ignora que nós nos extenuamos a fazer essas cousas há muitos anos e até hontem nada ainda conseguimos.

Há poucos dias um subdelegado hospedou Antonio Silvino e mais uma dúzia de cangaceiros, deu-lhes cavalos, auxiliou-os nas extorsões de dinheiro e continua no cargo, prestando desses e de outros serviços á politica que felizmente nos governa.

Resigne-se o nosso missivista: se a quadrilha de Antonio Silvino bater-lhe a porta despeje os bolsos e a gaveta e depois morra de um tiro ou de dez facadas.

A policia de Pernambuco e a policia da Parahyba não marcham ás nossas ordens nem ás ordens dos que vivem em continuo sobresalto a receitar as visitas de celebre ‘capitão’."

O relato é bastante minucioso e cita não só os locais de passagem e moradia do bando, como aponta para as proteções e "acoitamentos" que o mesmo recebia na região. Apreciemos uma visão geral de Tanque Raso:

Vista da região do Povoado de Tanque Raso

Inserimos esta visão a partir do Google Maps, para indicar a proximidade e divisa que os atuais municípios de Riacho de Santo Antônio e Barra de São Miguel fazem nesta região paraibana que à época pertenciam ao município de Cabaceiras. Por sua vez, a localidade fica a poucos quilômetros do atual Distrito de Gravatá de Ibiapina, já em Taquaritinga do Norte, Pernambuco. Em 1905, ainda era conhecido por Gravatá de Jaburu, um nome que remetia a um riacho local. Tendo em vista as obras sociais do Padre Ibiapina, no século XIX na localidade, o poder público renomeou o distrito, homenageando o referido religioso.

João Paulo França, 07 de junho de 2021

Fonte:

A PROVÍNCIA. Recife, sábado 18 de novembro de 1905. Ano 28, nº 260, p. 1.
Google Maps. Print de imagem com adaptação da localidade de Tanque Raso.  
 
LEIA TAMBÉM:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.