Na sua 5ª Edição, a FLIBARRA homenageia artistas e personalidades de Barra de São Miguel - PB. Nesta quinta, dia 17 de maio a população local e visitantes vivenciaram momentos de intensa alegria, aprendizado e lembranças com as memórias e histórias de muitos moradores locais que auxiliaram a construir esta cidade tão acolhedora do cariri paraibano. A seguir, alguns registros do primeiro dia do festival que se estende com vasta programação até o sábado, dia 19 de maio.
 |
Imagem 1 - Socorro Benjamim canta em homenagem ao seu pai, Manoel Benjamim |
Um dos destaques da noite foram as inúmeras homenagens, como a que a sra. Socorro Benjamim prestou ao seu pai, Manoel Benjamim, cantando músicas que o mesmo apreciava e muito tocou animando os "forrós" e "sambas" da região.
 |
Imagem 2 - Palestra com Pe. João Jorge Rictveld |
Outro momento importante foi a presença do padre e pesquisador de histórias caririzeiras, Pe. João Jorge Rictveld, que fez um percurso por suas leituras e pesquisas das memórias locais, falando da passagem no século XIX de Pe. Ibiapina por Barra de São Miguel, além da importância do Mestre Luís, um construtor de igrejas no Cariri, a exemplo das matrizes de Serra Branca e Monteiro, também filho de Barra de São Miguel.
 |
Imagem 3 - Peça teatral com crianças da educação de Barra de São Miguel |
Ao longo do dia foram realizadas diversas apresentações que contaram com a presença de estudantes das diferentes escolas do município, mostrando as pesquisas e trabalhos realizados com as memórias e histórias de Barra de São Miguel, a exemplo de uma das versões locais acerca da índia Potira, que de certo modo representa um pouco do encontro primitivo entre os nativos e colonizadores da terra.
 |
Imagem 4 - Cenário de Bodegas Tradicionais de Barra de São Miguel |
Um dos destaques do evento que os participantes podem visitar são os cenários montados que rememoram ambientes de encontro da população de Barra de São Miguel, a exemplo de uma Bodega tradicional, como as dos srs. João Pinto, Antônio Hostio e Ramiro Pinto, além do Hotel de Dona Maria de Zé de Santo, lugares de muitas histórias dos antigos moradores locais.
 |
Imagem 5 - Cenário da sala de janta do Hotel de Dona Maria de Zé de Santo. |
Uma cidade centenária como Barra de São Miguel com certeza possui muitos personagens e construtores de sua história. Com o tema deste ano a FLIBARRA rememora alguns de seus habitantes, o que certamente pode despertar a atenção e trazer a mente muitos outros moradores que permeiam a memória da população e devem ser lembrados em edições posteriores.
Como a temática envolve as memórias locais, nosso Portal apresenta aos seus leitores e amigos um pouco deste evento que contribuí para o fortalecimento dos vínculos afetivos das diferentes gerações com a cidade de Barra de São Miguel. Em breve mais detalhes do evento.
João Paulo França, 17 de maio de 2018.
Fonte:
Imagens de arquivo pessoal e Prefeitura de Barra de São Miguel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.