2018 - FLIBARRA - Primeiro dia do Festival Literário de Barra de São Miguel - PB

Na sua 5ª Edição, a FLIBARRA homenageia artistas e personalidades de Barra de São Miguel - PB. Nesta quinta, dia 17 de maio a população local e visitantes vivenciaram momentos de intensa alegria, aprendizado e lembranças com as memórias e histórias de muitos moradores locais que auxiliaram a construir esta cidade tão acolhedora do cariri paraibano. A seguir, alguns registros do primeiro dia do festival que se estende com vasta programação até o sábado, dia 19 de maio.

Imagem 1 - Socorro Benjamim canta em homenagem ao seu pai, Manoel Benjamim
Um dos destaques da noite foram as inúmeras homenagens, como a que a sra. Socorro Benjamim prestou ao seu pai, Manoel Benjamim, cantando músicas que o mesmo apreciava e muito tocou animando os "forrós" e "sambas" da região.

Imagem 2 - Palestra com Pe. João Jorge Rictveld
Outro momento importante foi a presença do padre e pesquisador de histórias caririzeiras, Pe. João Jorge Rictveld, que fez um percurso por suas leituras e pesquisas das memórias locais, falando da passagem no século XIX de Pe. Ibiapina por Barra de São Miguel, além da importância do Mestre Luís, um construtor de igrejas no Cariri, a exemplo das matrizes de Serra Branca e Monteiro, também filho de Barra de São Miguel.

Imagem 3 - Peça teatral com crianças da educação de Barra de São Miguel
 Ao longo do dia foram realizadas diversas apresentações que contaram com a presença de estudantes das diferentes escolas do município, mostrando as pesquisas e trabalhos realizados com as memórias e histórias de Barra de São Miguel, a exemplo de uma das versões locais acerca da índia Potira, que de certo modo representa um pouco do encontro primitivo entre os nativos e colonizadores da terra.

Imagem 4 - Cenário de Bodegas Tradicionais de Barra de São Miguel
Um dos destaques do evento que os participantes podem visitar são os cenários montados que rememoram ambientes de encontro da população de Barra de São Miguel, a exemplo de uma Bodega tradicional, como as dos srs. João Pinto, Antônio Hostio e Ramiro Pinto, além do Hotel de Dona Maria de Zé de Santo, lugares de muitas histórias dos antigos moradores locais.

Imagem 5 - Cenário da sala de janta do Hotel de Dona Maria de Zé de Santo.
Uma cidade centenária como Barra de São Miguel com certeza possui muitos personagens e construtores de sua história. Com o tema deste ano a FLIBARRA rememora alguns de seus habitantes, o que certamente pode despertar a atenção e trazer a mente muitos outros moradores que permeiam a memória da população e devem ser lembrados em edições posteriores.
Como a temática envolve as memórias locais, nosso Portal apresenta aos seus leitores e amigos um pouco deste evento que contribuí para o fortalecimento dos vínculos afetivos das diferentes gerações com a cidade de Barra de São Miguel. Em breve mais detalhes do evento.

João Paulo França, 17 de maio de 2018.

Fonte:

Imagens de arquivo pessoal e Prefeitura de Barra de São Miguel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.