2018 - FLIBARRA - Terceiro dia do Festival Literário de Barra de São Miguel - PB

A V edição do FLIBARRA - Festival Literário de Barra de São Miguel - chegou ao seu último dia no sábado, 19 de maio de 2018. Foi um dia foi marcado por uma extensa e diversificada programação, como veremos a seguir.
Imagem 1 - Roda de Conversa
Na parte da manhã, foi realizada a roda de conversa "Revivendo a Nossa História" com a participação do sr. Antônio Congo, da Professora Teca Mulato e o sr. José Clemilton, sob a nossa mediação. Uma descontraída e interessante conversa que acabou por se tornar mais uma fonte de registro da memória local. Em seguida foi realizado o lançamento do Livro "Minimanual de Consultas Ortográficas" de autoria de Rosineide Maria Pereira. 
Ainda na parte da manhã foram ofertadas oficinas de danças na escola Municipal João Pinto da Silva.
Imagem 2 - Troca de experiências no CEMEC
A tarde contou com uma interessante troca de experiências acerca de eventos como a FLIBARRA, que aconteceu no CEMEC e contou com a participação de barrenses e visitantes, entre outros, da autora caririzeira Mirtes e do Cordelista Tiago Monteiro. Na quadra de eventos, o show da tarde ficou por conta do concerto da Filarmônica São Miguel, que mais uma vez encantou o público presente, formado por moradores locais e visitantes. 
Imagem 3 - Maestro Sergio Moura e a Filarmônica São Miguel
A extensa noite de atrações começou com a apresentação Cultural do Balé Folclórico Sisais de Pocinhos/PB. A companhia de danças populares Potyra de Barra de São Miguel também se fez presente e abrilhantou o evento com mais uma de suas performances. 
Imagem 4 - Entrega de Biografias e objetos aos diferentes homenageados
Após homenagear o sr. Orlando Silva na primeira noite e o artista Lúcio Moura na segunda noite, no sábado tivemos uma bela homenagem a professora Águeda Cabral (In memorian). Um dos momentos marcantes foi a entrega dos objetos particulares e biografias aos diversos homenageados que foram pesquisados pelos profissionais da educação local.
Imagem 5 - Show de Mamulengos
Como novidade do ano, tivemos o show de Mamulengo do Teatro Mamusebá de Caruaru - PE. Uma volta ao passado para os adultos e uma linda apresentação para as crianças. Ainda da capital do forró, se apresentou a Banda de Pífanos “Zé do Estado”.
O poeta Tiago Monteiro declamou poesias e “causos” junto com a cantoria dos repentistas Rogério Menezes e Raolino Silva. O V FLIBARRA se encerrou com o esperado Forró do Bardigão, já deixando saudades no público presente e o desejo que o Festival de 2019 possa contar com tamanha euforia da população de Barra de São Miguel-PB.

Imagem 6 - Cantadores de viola Rogério Menezes e Raolino Silva
Ao longo do evento o nosso Portal de Memórias de Barra de São Miguel se fez presente e constatou o capricho e o envolvimento da comunidade na organização do festival, bem como a alegria dos presentes e homenageados. 
Sigamos construindo esta história, destacando sempre a memória de nosso povo.

João Paulo França, 31 de maio de 2018.

Fonte:

Imagens de arquivo pessoal e Prefeitura de Barra de São Miguel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.