1961 - A luta pela emancipação política de Barra de São Miguel - PB (Parte 2)

Nesta série especial acerca da emancipação política barrense, voltamos mais uma vez ao ano de 1961 para observamos um documento histórico da Câmara de Vereadores de Cabaceiras: o pedido de afastamento do Sr. Ramiro Pereira Maia para assumir interinamente o cargo de primeiro prefeito de Barra de São Miguel - PB. Antes, vejamos como esta história se desenvolveu.

Vamos aos eventos:

1 - O município de Barra de São Miguel - PB foi criado por meio da  Lei Estadual nº 2.623, de 14 de dezembro de 1961,desmembrando-se do território de Cabaceiras - PB. 
2 - Em 25 de dezembro de 1961 o Sr. Ramiro Pereira Maia encaminhou à Câmara de Vereadores cabaceirense, à qual o mesmo era presidente, o pedido de afastamento para assumir a Prefeitura do novo município.
3 - A efetiva instalação do município de Barra de São Miguel ocorreu em 08 de abril de 1962, data a partir da qual o Sr. Ramiro Pereira Maia efetivamente tomou posse como primeiro prefeito barrense.
4 - Em 07 de outubro de 1962 aconteceu a primeira eleição para prefeito, vice-prefeito e vereadores. Em disputa memorável, o Sr. Ismael Samarco Mahon (UDN) obteve 634 votos ( 61,37%), contra o opositor, o Sr. Ernesto Heráclito do Rego, que somou 399 votos ( 38,63%);
5 - Em 22 de outubro de 1962 o Sr. Ismael Samarco Mahon assumiu a prefeitura, como segundo prefeito em nossa galeria, porém, sendo o primeiro eleito diretamente pelo voto popular.

Imagem 1 - Ramiro Pereira Maia
O Primeiro Prefeito: Ramiro Pereira Maia.

Nascido em 06 de outubro de 1918 e falecido em 28 de dezembro de 1970, o Sr. Ramiro Pereira Maia foi o primeiro prefeito de Barra de São Miguel, conduzido ao cargo de forma interina no processo de instalação do município.
O mesmo foi eleito vereador no pleito de 1959 ainda pelo grande município de Cabaceiras (que à época englobava também o atual município de Barra de São Miguel). Candidato pelo PTB, o Sr. Ramiro Pereira Maia foi o vereador mais votado, com 304 votos, 17,79% dos votos válidos, segundo o site do TRE-PB.
Com estrondosa votação, (o 2º colocado obteve 168 votos e o 7º e último eleito, 113), o Sr. Ramiro P. Maia foi conduzido à presidência da Câmara de Vereadores de Cabaceiras. Em 1961, o mesmo teve que tomar uma importante decisão: permanecer no cargo ou licenciar-se da cadeira de vereador em Cabaceiras, para assumir interinamente a prefeitura de Barra de São Miguel? O mesmo optou pela segunda hipótese, conforme podemos observar no documento histórico a seguir, que faz parte do acervo da Câmara Municipal cabaceirense:

Imagem 2 - Acervo da Câmara Municipal de Cabaceiras.
Deste documento é possível fazer a seguinte transcrição:

"Câmara Municipal de Cabaceiras, 25 de dezembro de 1961.

Srs. membros da Câmara Municipal de Cabaceiras

Solicito desta Câmara, uma licença por tempo indeterminado, para assumir o cargo de Prefeito do novo Município de Barra de São Miguel.

Saudações

Presidente da Câmara Municipal

Ramiro Pereira Maia

Ilmos. Srs.
Membros da Câmara Municipal de Cabaceiras."

Desta forma, o Sr. Ramiro Pereira Maia se tornava apto a assumir os destinos de Barra de São Miguel no período.
Por fim, a título informação, observamos que a memória do Sr. Ramiro Pereira Maia foi lembrada por meio da nomenclatura de uma das escolas primárias do Distrito de Riacho Fundo, que atualmente é a sede de um Telecentro municipal. Desta tradição política, a família do mesmo tem atualmente o sobrinho, o Sr. Fabio José Maia de Miranda, como vice-prefeito de Barra de São Miguel (2017-2020).

João Paulo França, 12 de dezembro de 2017

Fonte:

Acervo e informações da Sra. Edilene Maia. (Agradecemos a colaboração e pesquisa do amigo leitor José Charles Rolim)
Acervo da Câmara Municipal de Cabaceiras - PB.
Site do TRE-PB. Disponível em: http://www.tre-pb.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores/resultados-de-eleicoes .  Acesso em 12 dez. 2017.

Leia Também:
1961 - A luta pela emancipação política de Barra de São Miguel - PB (Parte 1)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.