1928 - "Construção" da estrada Barra de São Miguel - Riacho Fundo.

Nesta data, a partir de nossas pesquisas, voltamos ao ano de 1928 e encontramos algumas evidências da construção de diversas estradas do cariri paraibano. Inicialmente, observemos uma imagem atual do caminho que nos referimos nesta matéria: 

Fotografia 1 - Estrada Barra de São Miguel - Riacho Fundo - Março de 2017
Hoje a PB-160 liga a divisa de Barra de São Miguel com Pernambuco, passando pela sede do município até as proximidades do Distrito de Riacho Fundo (antes do sítio cruz a PB-160 toma o destino do município de Cabaceiras). Todavia, quando teria sido construída parte desta estrada? Vejamos:

Imagem 2 - Página 141 e 142 da Mensagem do "Presidente" João Suassuna 
Na parte destacada da imagem é possível ler:

"Foram construídos, (...); 8 kilômetros de Boqueirão ao Riacho de Santo Antônio; 15 kilômetros deste povoado até encontrar a estrada de Barra de São Miguel a sede do município; 24 kilômetros do Riacho Fundo á mesma sede".

Percebe-se pela transcrição que diversos "caminhos carroçaveis" da região de Barra de São Miguel teriam sido "construídos" nas proximidades do ano de 1928. Em especial, destacamos Riacho de Santo Antônio - Barra de São Miguel e deste lugar a Riacho Fundo.
Todavia, não temos como afirmar categoricamente que trata-se da construção efetiva e inicial, ou de uma obra de melhoria e "abertura" de um caminho já previamente utilizado como "vereda" pela população.
Ao lado vemos a capa da "Mensagem apresentada pelo presidente do Estado da Parahyba à Assembleia Legislativa na sua 1ª Reunião ordinária da 10ª Legislatura". Trata-se do então "presidente" (como eram nomeados os atuais governadores de Estado) João Suassuna, pai de Ariano Suassuna, e que a viria ser assassinado no ano de 1930.

João Paulo França, 18 de outubro de 2017

Fonte:

Acervo particular
Mensagem apresentada pelo presidente do Estado da Parahyba à Assembleia Legislativa na sua 1ª Reunião ordinária da 10ª Legislatura. Disponível na Hemeroteca Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.