Festa de São Sebastião em Barra de São Miguel-PB (Década de 1940?)

A música e a religião sempre fizeram parte da história de Barra de São Miguel - PB. Nesta matéria voltamos a nossa atenção para esta junção entre a religiosidade local e musicalidade que emanava nesta região. Já é conhecida da população local a seguinte imagem da Banda Novo Século de Santa Cruz do Capibaribe-PE em terras barrenses:

Imagem 1 - Fotografia com a Banda Completa.
Como podemos observar na legenda escrita à mão na própria fotografia, esta seria uma "Lembrança da festa de São Sebastião na Barra de S. Miguel". Segundo informação do acervo da Banda Novo Século, esta imagem seria de 20 de abril de 1944, o que nos leva a questionar: o dia de São Sebastião é oficialmente comemorado em 20 de janeiro... estaria a data do acervo equivocada, ou naquele período a festa de São Sebastião seria realizada em data diferente da celebrada oficialmente pela igreja?
Segundo a Sra. Maria do Perpétuo Socorro Pedrosa (Totô), a Festa de São Sebastião era organizada em especial pela Sra. Júlia e Abílio Pedrosa.
A seguir, vejamos a mesma imagem, dividida em partes, com os nomes dos personagens da época, constantes na fotografia do acervo da Banda Novo Século:

Imagem 2 - Centro da Imagem 1
Além de personalidades santacruzenses e diversos músicos da Banda Novo Século que são reconhecidos, como o Senhor Malaquias Cardoso Aragão, João Balbino, José Rufino, Zuza Balbino, Pedro Aragão, aparecem no centro da imagem personagens históricos de Barra de São Miguel, a exemplo do Vigário local, o Cônego Bandeira, o sr. Olinto Vasconcelos e os irmãos Agnelo e Abílio Pedrosa.
Vejamos o lado direito da imagem 1:

Imagem 3 - Lado direito da 1
Nesta imagem vemos em destaque músicos e cidadãos das cidades de Barra de São Miguel e Santa Cruz do Capibaribe. Vale lembrar que este instante congelado pelo desconhecido fotógrafo foi registrado na hoje conhecida rua Thomaz de Aquino, na frente da casa dos "Pedrosas".

Imagem 4 - Lado Esquerdo da Imagem 1
Por fim, podemos observar os detalhes do lado esquerdo da imagem. Além das pessoas identificadas, vemos que há senhores, senhoras e crianças que também estão registrados na fotografia, mas que ainda não são conhecidos seus nomes.
Por fim, é importante ressaltarmos que provavelmente neste período, década de 1940 e 1950, temos um momento da história da cidade em que a banda de música barrense está desativada, por isto, a lembrança dos moradores locais se reportarem as participações das filarmônicas de Santa Cruz do Capibaribe-PE, Taquaritinga do Norte-PE, Gravatá de Ibiapina-PE, Brejo da Madre de Deus - PE e Caruaru-PE.

João Paulo França, 01 de junho de 2017.

Fonte:

Acervo da Banda Musical Novo Século, de Santa Cruz do Capibaribe- PE
Acervo de José Clemilton Truta
Entrevista com a Sra. Maria do Perpétuo Socorro Pedrosa (Totô)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.