1959 - Eleições em Cabaceiras: repercussão em Barra de São Miguel- PB (Parte 3)

Nesta terceira matéria sobre as eleições de 1959 continuamos a compreender um pouco das sensibilidades e formas de organização política do passado de nossa região. Mais uma vez reiteramos que se trata de uma campanha para o executivo e o legislativo cabaceirense. A então Vila de "Potira" era palco da demonstração de força da oposição no Município. 
Observemos este importante registro, que nos auxilia a conhecer um pouco mais do passado de Barra de São Miguel:
Imagem 1 -Multidão na atual Rua Thomaz de Aquino
Aqui, após a carreata pela Vila, que acompanhamos no post 2 desta série, os veículos estão estacionando e os eleitores descem na "Rua do Sul", conhecida atualmente como a Rua Thomaz de Aquino, nas imediações da frente do Mercado Público. A parte da faixa que é possível ler nos dar mais uma pista da época: COM ISMAEL E FARIAS, ou seja, os nomes da chapa oposicionista de 1959, Ismael Mahon (Prefeito) e Manoel Farias (Vice). 
O chão de terra batida da vila, o movimento de caminhada dos transeuntes, a descida dos eleitores dos caminhões, o jeep com uma "corneta", a população "escorada" nas paredes das casas da rua... uma série de vivências são captadas nesta fotografia, todavia, há uma que consideramos de grande contribuição para a história barrense: o horizonte da fotografia "apenas" com a igreja... por quê?
Até a obtenção da datação aproximada desta imagem, o ano de 1959, não tínhamos um marco minimamente seguro para sabermos o ano da demolição do cemitério ao lado da igreja de São Miguel. Este é um evento que praticamente todos os idosos e pesquisadores da história local fazem referência, porém, não conseguem precisar sua data. Ainda continuamos sem ter este conhecimento de forma exata, todavia, a partir desta imagem, temos este corte temporal, ou seja, no ano de 1959 o cemitério do centro de Barra de São Miguel, que era localizado ao lado direito da igreja, já não fazia mais parte da paisagem local.
Vejamos mais imagens do alegre comício de 1959:

Imagem 2 - Multidão no Comício, com destaque para uma Filarmônica.


O destaque que observamos nesta fotografia 2 é a colocação de uma Filarmônica. Segundo informações da Sra. Edeltrudes Farias, proprietária deste acervo, tratava-se da banda de música da sede do município, ou seja, Cabaceiras.

Imagem 3 -Eleitores à frente do Mercado Público.

Nesta imagem 3 a lente do fotógrafo se volta para as pessoas que estão à frente do mercado público. Aqui vemos uma grande mistura de sentimentos e envolvimento com o ato político em si. Além dos animados eleitores empunhando bandeiras e com o tradicional V da vitória, enxergamos também senhores e senhoras mais afastados a acompanhar, de maneira mais comedida o evento.

Imagem 4 - Eleitores no Pátio da Vila, à frente da Igreja de São Miguel

Finalizando esta matéria, a fotografia 4 nos mostra um cenário adjacente aos demais, ou seja, aqui os eleitores estão no grande pátio, que hoje é a Praça Ismael Mahon, em frente a Igreja matriz de São Miguel Arcanjo.
Uma das jovens a pousar na imagem é a Sra. Edeltrudes Farias e o homem de chapéu ao centro seria o sr. Ismael Mahon. Nossa entrevistada enfatiza que um dos jovens a observar a câmera a esquerda da fotografia é o então adolescente Pedro Pinto, que viria a governar o município de Barra de São Miguel deversas vezes a partir de 1976.
Em breve, voltaremos com mais uma matéria desta série sobre este comício em "Potira" no ano de 1959.

João Paulo França, 08 de junho de 2017.

Fonte:

Acervo e informação de Edeltrudes de Farias Maribondo
Acervo do Museu Davi Ferreira de Barr de São Miguel - PB 

Veja também:

1959 - Eleições em Cabaceiras: repercussão em Barra de São Miguel- PB (Parte 1)

1959 - Eleições em Cabaceiras: repercussão em Barra de São Miguel- PB (Parte 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.