Era uma vez em São Paulo...o time da papelaria São Luiz (Décadas de 1970 e 1980).

"Inté mesmo a asa branca bateu asas do Sertão"... igual a ave que levanta voo do Nordeste seco e parte para outras paisagens, muitos barrenses ao longo da história rumaram no destino do sul do país e lá estabeleceram muitas redes de relações. Neste sentido, hoje o nosso site agradece ao amigo leitor, Narciso Durães, de Minas Gerais, que nos enviou a seguinte fotografia:

Imagem 1 - Arquivo Narciso Durães

A fotografia acima é da estreia do nosso leitor Narciso Durães no "time do pessoal da Barra de São Miguel em São Paulo". Esta imagem foi captada no dia Primeiro de Maio de 1980, no campo do Pinheiral, zona norte da capital paulista. Era um torneio em comemoração ao Dia do Trabalho. Nosso leitor recorda que venceram esta partida por 1x0, gol de Silvinho (Sílvio)

Nos confidencia ainda Narciso:
"Este time é de dois empresários da Barra de São Miguel, que estão na foto: os irmãos Raimundo, primeiro em pé, à esquerda, de óculos, e Luiz Gonçalves Costa, na meia-esquerda. O barbudo, Vavá, é casado com uma irmã deles. O treinador é Renato Quirino, também da Barra. O goleiro, de camisa amarela, sou eu. O meia direita é Baêta, o centro avante é Silvinho, craque de bola, magrinho, e grande amigo meu (apesar de não vê-lo há mais de 35 anos.)".

Na fotografia estão, da esquerda para a direita: em pé: Raimundo (de óculos), (?), Edmilson (de Sta. Cruz Capibaribe), Everaldo (de Puxinanã), Vavá, Narciso Durães, Biro, (?) e Renato Quirino.
Agachados: Manuelzinho (de Sta. Cruz Capibaribe), Baêta, Baianinho, Silvinho, Ednaldo (Sta. Cruz Cap. irmão de Edmilson) Lula (patrão, irmão de Raimundo) e (?)*.

De posse desta imagem, procuramos um dos barrenses da mesma, o conhecido Jeová Pinto (Vavá), que nos cedeu mais fotografias deste time que fez história nos campos de pelada, na terra da garoa. Vejamos:

Imagem 2 - Arquivo de Jeová Pinto
 Esta imagem 2 é de outubro de 1983, conforme registro da própria câmera fotográfica. Segundo Vavá, este time da Papelaria São Luiz funcionou regularmente de 4 a 5 anos e participou de um importante torneio amador em São Paulo: O "Desafio ao Galo", da TV Record. Sobre este torneio, sabemos que:

"Entre 1973 e 1996 a grade das manhãs de domingo da TV Record de São Paulo tinha como a sua principal atração o Desafio ao Galo, que levava para a tela o futebol varzeano. Pelas regras, o vencedor de cada partida tinha o direito de voltar na semana seguinte. O desafiante era sorteado no intervalo da transmissão. O vencedor de cada partida era o ''galo'' a ser desafiado. (...) O repórter Samuel Ferro conta que esteve em campo durante praticamente toda a existência do Desafio ao Galo. ''Estive lá de 1973 a 1995. Entre os narradores tivemos o Silvio Luiz, o Raul Tabajara, Fausto Silva e o Joseval Peixoto, entre outros'', diz ele". (UOL Esporte).

O Time da Papelaria São Luiz, de propriedade de Lula e cuja base era formada por jogadores de Barra de São Miguel, como Vavá e Silvio, ficou invicto por várias semanas no Desafio do Galo, com transmissão ao vivo pela TV.

Entre 1973 e 1996 a grade das manhãs de domingo da TV Record de São Paulo tinha como a sua principal atração o Desafio ao Galo, que levava para a tela o futebol varzeano. Pelas regras, o vencedor de cada partida tinha o direito de... - Veja mais em https://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2015/01/09/desafio-ao-galo-teve-leifert-garoto-faustao-e-fim-a-rejeicao-de-cafu/?cmpid=copiaecola
Entre 1973 e 1996 a grade das manhãs de domingo da TV Record de São Paulo tinha como a sua principal atração o Desafio ao Galo, que levava para a tela o futebol varzeano. Pelas regras, o vencedor de cada partida tinha o direito de... - Veja mais em https://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2015/01/09/desafio-ao-galo-teve-leifert-garoto-faustao-e-fim-a-rejeicao-de-cafu/?cmpid=copiaecola
A seguir, mais uma foto dos campos paulistas.

Imagem 3 - Arquivo de Jeová Pinto
Esta imagem 3, segundo Vavá foi captada na cidade de Bom Jesus dos Perdões, sendo mais uma mostra de como o futebol amador dos fins de semana era um importante ponto de encontro dos amigos de Barra de São Miguel e suas redondezas, como Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, etc. Para finalizar, observemos a seguir mais uma fotografia:

Imagem 4 - Arquivo de Jeová Pinto

Desta imagem 4, a escalação é a seguinte, da esquerda para a direta: Em pé: Lula - Betão - Everaldo - Alemão - Narciso - Vavá - Biro – Renato. Agachados: Joãozinho - Baeta - Silvinho - Roberto - Naldo e Toiné.
Nossos agradecimentos as contribuições de nossos leitores espalhados pelo Brasil. Tem alguma imagem que deseja compartilhar conosco? Será um prazer exibir por aqui: joaopaulo_franca@yahoo.com.br.

* Este sinal (?) indica que nosso leitor colaborador não recorda o nome do personagem da fotografia.

João Paulo França, 21 de abril de 2017

Fonte:

Acervo e informações de Narciso Durães
Acervo e informações de Jeová Pinto (Vavá)
UOL Esporte. Disponível em https://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2015/01/09/desafio-ao-galo-teve-leifert-garoto-faustao-e-fim-a-rejeicao-de-cafu/?cmpid=copiaecola . Acesso em 10 de abril de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.