Açude e leito do "Riacho do Bichinho" pelas lentes de Zeca Cabral nos anos 1950 (Parte 2)

Construído no fim da década de 1940 e inaugurado em 21 de janeiro de 1951, o Açude Riacho do Bichinho até os dias atuais ainda é uma das principais fontes de abastecimento da cidade de Barra de São Miguel-PB.
Nesta matéria temos 04 fotografias de, possivelmente, uma de suas primeiras "tomadas d'água", captadas pelas lentes do sr. Zeca Cabral, que possuía uma grande sensibilidade em registrar diversos ângulos deste manancial d'água.Vejamos uma imagem a partir da serra que rodeia o reservatório:

Imagem 1 - Açude Riacho do Bichinho
Como podemos observar, são raros registros ainda em preto e branco do Açude "Riacho do Bichinho" de Barra de São Miguel-PB. Observemos outro ângulo:
Imagem 2 - Açude Riacho do Bichinho
Aqui, a imagem é captada de dentro do manancial, com a serra ao fundo. Destaque-se a capacidade de 2.583.000 m³ de capacidade da barragem, que custou aos "cofres da nação" Cr$ 600.000,00, oriundos do DNOCS e do Governo do Estado, segundo informações da matéria do Diário de Pernambuco que registrou a inauguração.

Imagem 3 - Açude Riacho do Bichinho
Nesta terceira fotografia vemos a captação d'água para irrigação de cultivos de milho, plantado nas "vazantes" do açude.

Imagem 4 - Açude Riacho do Bichinho
Encerramos esta matéria com este belo registro, de dentro da lavoura, com o riacho que deságua no açude ao centro.

João Paulo França, 30 de março de 2018.

Fonte:

Acervo e informações familiares de João Antônio Miranda Cabral.(Joca Cabral)
Diário de Pernambuco, de 01 de março de 1951.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.