26 de janeiro: 111 anos do ataque de cangaceiros à Mesa de Rendas de Barra de São MIguel-PB!

Há 111 anos atrás, em 26 de janeiro de 1907, a Vila da Barra de São Miguel - PB, então sede do município de Cabaceiras era atacada pelo bando mais afamado da época: Antônio Silvino e seus cangaceiros.
Este ataque repercutiu não só a nível local, mas também em jornais de todo o Brasil. Nesta matéria, recuperamos a forma como o jornal carioca "O Malho" apresentou para seus leitores esta notícia.
Vejamos a charge da edição 0232 do dia 23 de fevereiro de 1907 do referido jornal:
Imagem 1 - Charge do Jornal "O Malho"
É importante contextualizamos que o jornal "O Malho", como o próprio nome dar pistas, era uma publicação com forte viés crítico em relação a atuação dos governantes da época, em especial, com relação a questão da segurança ( há muitas outras matérias que exigem ação mais efetiva do Estado contra o avanço dos cangaceiros) e a questão da cobrança excessiva de impostos. Com certeza, o episódio do ataque à Barra de São Miguel não passaria despercebido.
Vejamos a seguir a abordagem do jornal:

Imagem 2 - Jornal "O Malho" parte da página 12.
Como vemos, na parte superior há duas linhas com a informação, seguida da charge, e por fim, abaixo desta há um hipotético diálogo criado pelo jornal para "malhar" o vexame que as autoridades passaram além da crítica ácida a cobrança de impostos por parte do governo. Vejamos a transcrição:

O MALHO

NÃO É CARNAVAL, MAS É VERDADE

RECIFE, 15 - O cangaceiro Silvino e sua gente acaba de atacar a Mesa de Rendas da Barra de São Miguel, destruindo o archivo e deixando o pessoal inteiramente nú - ( Dos telegramas).

(Charge)

Os tres: -  Ó senhores! Ao menos uma calça! Ao menos uma camisa!
Os bandidos: Nem um fio! Para outra vez, se quizerem ficar vestidos... tenham muito arame no cofre...
O guarda mais velho: - Forte desgraça a minha!!... Mas que azar... que azar... Não é só a lavoura e o comercio que ficam sem camisa graças aos impostos: também a gente do fisco está sujeita a este Carnaval!... por outros processos...

A referida matéria de "O Malho" é muito importante para conhecermos este evento, pois, além da charge apresentada, temos um novo olhar a partir das informações do jornal.
Se você deseja conhecer outros detalhes deste episódio, confira no site a matéria 1907 - O ataque do cangaceiro Antônio Silvino a Barra de São Miguel - PB (acessar aqui).

João Paulo França, 26 de janeiro de 2018

Fonte:

Jornal "O Malho", edição 0232, p. 12, do dia 23 de fevereiro de 1907

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.