É festa no Mercado Público de Barra de São Miguel - PB

O Mercado Público de uma localidade de interior, a exemplo de Barra de São Miguel - PB, não é apenas um centro econômico. O mesmo também é o coração dos divertimentos e eventos que quebram a rotina da região.
Nesta data, nosso portal apresenta uma fotografia onde diversas personalidades barrenses se fazem presentes. Infelizmente, não temos ainda a confirmação do evento que originou a seguinte imagem, que conjecturamos ser da década de 1970.

Fotografia 1 - Acervo de Clemilton Truta
Como podemos observar, trata-se de uma imagem pousada, onde todos os participantes se voltam para a lente do fotógrafo. Entre os que estão retratados, há cidadãos como o Sr. Pedrosinha e Sras. como Guida Hóstio. Se desejar, nos auxilie a conhecer outros personagens da fotografia.

A seguir, vejamos uma ampliação, onde temos uma pista do período deste retrato:

Fotografia 2 - Destaque para a fachada do Mercado Público

Apesar do desgaste natural do tempo, vemos em destaque a propaganda política do candidato estadual Ruy Carneiro. Tendo em vista que o mesmo disputou vários pleitos, não temos como precisar a qual eleição tal propaganda se refere, todavia, aproveitamos o momento para mostrar que o mesmo andou visitando a Barra de São Miguel, conforme nos diz o Diário de Pernambuco de 04 de novembro de 1970:


Diário de Pernambuco - 04 de novembro de 1970
No incio da reportagem lemos: "O Senador Ruy Carneiro regressou de uma excursão ao Cariri, aonde fôra em companhia de Humberto Lucena, Argemiro de Figueiredo, João Fernandes de Lima, Petrônio Figueiredo e outros líderes do MDB, realizando comícios e contactos com o povo daquela zona. Além de Boqueirão, Barra de São Miguel, Congo e Serra Branca (...)".
Ainda sobre Ruy Carneiro, temos as seguintes informações no site do CPDOC:
"Reeleito senador pela quarta vez em novembro de 1974, Rui Carneiro iniciou o que seria seu último mandato em fevereiro de 1975 como suplente do primeiro-secretário do Senado. Ainda nesse ano, foi eleito titular da Comissão de Finanças e suplente da Comissão de Legislação Social e Saúde. Durante sua permanência no Senado, Rui Carneiro caracterizou-se como getulista, tendo pronunciado discursos anuais em memória do ex-presidente. Faleceu em Brasília em 20 de julho de 1977, sendo sua vaga no Senado preenchida por Evandro de Cunha Lima." 
Desta forma, podemos afirmar que a imagem festiva da abertura desta matéria aponta para um período provavelmente anterior ao ano de 1977, haja vista ter sido este o ano de falecimento do político estampado no mercado público local.
Para finalizar, mencionamos a informação que o prédio do Mercado Público de Barra de São Miguel foi adquirido pelo município junto ao Major Eduardo pelo prefeito Edson Correa de Araújo (1952-1955), no período em que a localidade ainda pertencia a Cabaceiras. O referido prédio foi restaurado pelo prefeito Cacildo Guedes de Medeiros Correa no período de sua administração (1973 - 1976)

João Paulo França, 13 de setembro de 2017

Fonte:

Acervo de José Clemilton Truta
CPDOC. Disponível em http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/carneiro-rui-1
Diário de Pernambuco, de 04 de novembro de 1970.
Informações da Placa de reinauguração do mercado público de Barra de São Miguel-PB. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.