1948 - Vaquejada em Potira - PB

A cultura do interior nordestino sempre foi muito atrelada à agricultura e a pecuária. Neste cenário, o trabalho cotidiano com o gado sempre garantiu o sustento e em alguns momentos também a diversão para camadas significativas da população.
Voltamos nesta data ao ano de 1948 para observar uma imagem emblemática de um dos lazeres de "Potira" naquela época:

Imagem 1 - Acervo da Sra. Maria de Mário
Segundo a sra. Mária de Mário, esta imagem foi realizada no ano de 1948, ao lado de sua residência que fica em frente a prefeitura municipal de Barra de São Miguel, portanto, tal fotografia foi realizada no início da rua onde hoje conhecemos por João Pinto da Silva. Para a nossa entrevistada, este registro foi feito por ocasião de uma "vaquejada" que era realizada no lugar. Entre os vaqueiros, a sra. Maria de Mário reconhece o Sr. José Pedrosa (1918-1997), que está em pé no lado direito, com peitoral de couro. No verso desta fotografia, temos a seguinte inscrição:

Imagem 2 - Recorte do verso da fotografia 1
De forma manuscrita é possível ler:
"Vaquejada de 1948 em Potira"
Conjecturamos que tal data está correta em virtude do ano de nascimento do sr. José Pedrosa, 1918, e que na imagem estaria com aproximadamente 30 anos de idade. Também é importante lembrar que de 1943 a 1961, o lugar "Barra de São Miguel" era oficialmente nomeado por "Potira".

Quem seriam os demais vaqueiros?

João Paulo França, 25 de setembro de 2017.

Fonte:
Acervo e entrevista com a Sra. Maria José Corrêa de Araújo (Maria de Mário), concedida em 11 de julho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.