Livro: "Família Bomfim e sua genealogia: O passado revelado no presente"

No dia 04 de fevereiro de 2023, o Distrito de Riacho Fundo de Barra de São Miguel, Paraíba, parou para acompanhar o lançamento do livro "Família Bomfim e sua genealogia: O passado revelado no presente", fruto de pesquisa de mais de duas décadas de Geraldo Fausto Cordeiro, autor da obra. 

Livro "Família Bomfim e sua genealogia"

A bela capa do livro, com destaque para a 'casa grande' de Eduardo e Ana Rolim, dos primórdios de Riacho Fundo, é de início um ótimo convite à leitura da obra. Após as pesquisas em livros de igrejas, cartórios, documentos particulares e inúmeras entrevistas, Geraldo Fausto concretizou sua escrita com a finalização do livro. O convite para o lançamento em Riacho Fundo, foi amplamente divulgado por intermédio das redes sociais:

Convite virtual para o lançamento da obra


Atendendo ao convite, centenas de "primos", como carinhosamente Geraldo Fausto se dirige aos familiares das distintas famílias de Riacho Fundo e região, se fizeram presentes e lotaram o espaço no lançamento da obra.

Recinto do Recanto das Águas, lotado

A alegria e entusiasmo dos presentes no evento era visível, afinal, parentes de Cabaceiras, Boqueirão, São João do Cariri e de toda a "beira-do-rio" Paraíba se fizeram presentes, tendo a oportunidade de adquirir a obra e encontrar informações preciosas sobre a genealogia da família Bomfim e das demais famílias que se originaram de João Francisco do Bomfim e Mônica Sousa Rolim, tronco inicial até onde o autor conseguiu retroagir em suas pesquisas.

Autor autografando o livro 

















Mesa de Apresentação junto ao autor

Geraldo Fausto Cordeiro, autor da obra, ao longo dos últimos anos uniu distintas pessoas em suas pesquisas. Entre os presentes, inúmeras pessoas, a exemplo de Márcia Bomfim e Everaldo Truta, destacados pelo autor como exemplo dos familiares que auxiliaram com dados para o livro. Também contribuiu para a coleta de informações orais o casal José Clemilton Truta e Lívia Costa Lima Truta, presentes no lançamento, na imagem a seguir, ao lado do sr. João Truta Costa.

O autor com parte da família do sr. João Truta Costa



Agradecemos o convite para auxiliar na apresentação da obra na festa de lançamento, fazendo parte da mesa de honra, junto do autor. Ao lado do prefeito João Batista Truta e vice-prefeito Fábio José Maia de Miranda, "primos" de Geraldo Fausto, fizemos o registro seguinte.

Nossa saudação ao autor

Também participaram da solenidade o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Boqueirão, professor Laudemiro da Costa Lopes e o professor Carlos José Duarte Pereira, de Ribeira de Cabaceiras, representando o Instituto Histórico e Geográfico do Cariri, ambos descendentes dos Bomfim, portanto "primos" do autor.

O autor e mais "primos" com a obra

Por fim, destaco que o livro pode ser adquirido diretamente com Geraldo Fausto Cordeiro, por intermédio do contato em rede social, na conta "Bomfim Sousa Varjão" que o mesmo mantém no Facebook e @geraldofc no Instagram. Esta é uma obra fundamental para o conhecimento das raízes familiares da região da "beira-do-rio" Paraíba, não só de Barra de São Miguel, mas de todo o Cariri paraibano e até Pajeú pernambucano, conforme apresenta o autor, a partir das migrações e entrelaçamentos familiares dos "Bomfim".

João Paulo França, 06 de fevereiro de 2023

9 comentários:

  1. Sou da família Bonfim, porém meus descendentes são de Minas Gerais e Bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonfim com N, também, meu avô paterno é da Bahia

      Excluir
    2. Meu avô materno Jorge Deodoro do Bonfim.

      Excluir
  2. É de fato uma família gigantesca!

    ResponderExcluir
  3. Como faço pra comprar esse livro, família Bonfim?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo livro ... faço parte da família Bomfim com muito orgulho... tive o prazer de conhecer alguns parentes no nordeste... sou Rogério Bomfim ... Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  5. Meu avô, José Maria do Bomfim, era da região de Patos-PB e foi para Juazeiro do Norte-CE em meados da década de 50.
    Talvez haja algum vínculo com a Família Bomfim de Riacho Fundo.
    Saudações!

    ResponderExcluir
  6. Minha saudosa avó Geraldina Bomfim era de Taperoá, na Paraíba, mas ficou residência e teve filhos e netos no Recife. Meu nome é Daniel Bomfim. Queria muito adquirir o livro.

    ResponderExcluir
  7. Sou Tarcísio Saymon Bomfim Alves, neto de José Fortunado do Bomfim, Paripiranga Ba, falecido em Adustina BA, bisneto de Fortunato Bomfim.

    ResponderExcluir

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.