Procissão de São Miguel...

Se perde no tempo a tradição dos moradores de Barra de São Miguel - PB celebrar a festa de seu santo padroeiro, São Miguel Arcanjo. Com o passar dos anos os festejos passaram a incorporar uma série de ritos e símbolos, que vão além das celebrações no templo católico.
Um dos momentos mais aguardados da festa religiosa é a procissão com a imagem de São Miguel pelas principais ruas da cidade. Momento de fé e devoção onde os moradores, visitantes e devotos seguem a procissão que evidencia um pouco das características religiosas da população barrense. A seguir, vejamos uma imagem desta celebração:

Fotografia 1 - Panorâmica da Procissão
Nesta fotografia 1 vemos a passagem da procissão pela Rua Thomaz de Aquino, na altura das casas onde atualmente é a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local. Infelizmente não temos informações precisas acerca do ano da imagem ou mesmo de moradores que são visíveis nas lentes do fotógrafo.

Fotografia 2
Ao lado vemos um recorte da fotografia 1, onde evidenciamos a imagem tradicional de São Miguel Arcanjo.
O andor está ornamentado de maneira convencional para a época, onde são visíveis jarros semelhantes com flores nas laterais da base do mesmo. Com certeza é uma bela imagem, que nos mostra um pouco da forma como era organizado o andor para a procissão.
Quando esta imagem foi trazida para Barra de São Miguel? Qual sua origem? Em que época se iniciou a tradição de celebrar a festa do padroeiro com este tipo de procissão?
As respostas para estas questões passam pelas fontes de pesquisa e também pela tradição e memória coletiva dos moradores locais. Em breve apresentaremos algumas versões desta história aqui no site.
Para finalizar esta matéria, destacamos em círculos, na imagem a seguir uma certa peculiaridade que podemos observar no horizonte da paisagem urbana da passagem da procissão. Vejamos:

Fotografia 3 - Detalhes
Nos chama a atenção a quantidade de "retratos" de políticos nas fachadas das casas em destaque. É importante mencionar que a Festa de São Miguel Arcanjo é celebrada no dia 29 de setembro e, provavelmente no ano deste registro fotográfico as eleições tinham sido ou estavam para ser realizadas. Vale lembrar que nem sempre tal evento (eleições) ocorria no mês de outubro, como menciona a lei atual. Esta poderia ser uma pista para descobrirmos o ano da fotografia, todavia, em virtude da qualidade da imagem, não temos como fazer uma análise mais detalhada de quais os candidatos dos "retratos" visíveis.

João Paulo França, 20 de setembro de 2017

Fonte:

Acervo de José Clemilton Truta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.