1959 (?) - Procissão em Barra de São Miguel (Parte 2)

Seguindo nossa viagem ao passado de Barra de São Miguel-PB, temos hoje mais uma emblemática imagem da fé da população desta terra. Observemos:

Imagem 1 - Fotografia completa de uma procissão em Barra de São Miguel
Esta bela fotografia faz parte do acervo do Museu Davi Ferreira de Barra de São Miguel. Infelizmente, não temos informações básicas, tais como o fotógrafo que fez o registro, ou o nome do senhor a carregar a cruz. Todavia, esta é uma amostra da fé do homem nordestino... O sol está inclemente... a sombra das pessoas está marcada no chão empoeirado... os passos são na terra batida... a população se prepara para uma procissão...
Vejamos a seguir os detalhes da fotografia:

Imagem 2 - Lado direito da fotografia 1
Nesta ampliação que fazemos com foco no lado esquerdo da fotografia, percebemos os homens em posição de respeito, com chapéus nas mãos, e em fila indiana. A cruz é carregada por um senhor. A seguir, mais um foco na imagem 1:

Imagem 3 - Lado esquerdo da fotografia 1
Neste foco no lado esquerdo da fotografia, a fila é de mulheres. Neste detalhe, vemos as mesmas com cabeças cobertas, algumas com guarda-sol e longos vestidos. Ainda nos degraus da igreja vemos uma senhora que está a empunhar um estandarte, o que nos fornece a pista de situar esta imagem no mesmo evento religioso da matéria da parte 1 desta série, ou seja, a procissão de São Miguel, no ano de 1959.
Ao fundo, podemos ver detalhes da Matriz de São Miguel antes da grande reforma do fim da década de 1970. O telhado baixo, passa por entre as aberturas dos grandes janelões das laterais, a exemplo do lado esquerdo, na parte onde ficam os sinos. Estas aberturas ainda não eram fechadas com detalhes em vidro que vemos atualmente.

Conhece este senhor da fotografia, ou algum dos personagens da imagem? Divida conosco suas impressões, para juntos diminuirmos as lacunas de entendimento do passado de Barra de São Miguel - PB*.

João Paulo França, 05 de junho de 2017.

*Atualização em 08 de julho de 2017 com informações da Senhora Ivone Santiago, filha de Severino Pereira Santiago, neta de Miguel Pereira. Seu pai faleceu dia 05/07/2015 e segundo a mesma, "com ele foi as historias da Barra de São Miguel, ele tinha uma memória invejável". Sobre a imagem, a senhora Ivone nos diz: "perguntei para meu padrinho Manoel (Lelé) irmão do meu pai e ele disse que o senhor carregando a cruz é Zé Chuchute ou (Xuxute) ele faleceu em um acidente, umas madeiras cairam em cima dele. Ele era primo do meu pai. Foi o que ele me disse"

Nosso agradecimento a Senhora Ivone Santiago por compartilhar conosco este conhecimento. 

Fonte:

Acervo do Museu David Ferreira Barbosa
Informações de José Adailton (Dau de Carminha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.