Viagem no tempo pelo Carnaval de Barra de São Miguel - PB

"É de fazer chorar, quando o dia amanhece e obriga o frevo acabar!
Ôh quarta-feira ingrata chega tão depressa só pra contrariar..."

Quantas pessoas já não ouviram e cantaram este lindo frevo canção? De certo modo ele nos remete a saudade da festa mais popular de nosso país, o carnaval. É uma tradição que passa de geração para geração e com certeza não é diferente em Barra de São Miguel-PB. 
Ao longo dos anos, com ou sem apoio governamental, a festa do carnaval invade as ruas da cidade e por dias as pessoas vivem a alegria de bailes, troças, blocos, papangus, mela-mela, enfim, uma gama de meios de se celebrar esta festa que inverte a ordem vigente nos demais dias "sisudos" do restante do ano.
Procurando em redes sociais, encontramos os seguintes registros em Barra de São Miguel:

Imagem 1- Carnaval de 1974 - Zé de Branco na burrinha. 
Ao longo dos anos, a festa com a "burrinha" e o "boi" se tornaram o meio mais comum de se brincar o carnaval em Barra de São Miguel. Segundo a legenda desta foto, trata-se da brincadeira com a "burrinha", no ano de 1974, comandada pelo popular "Zé de Branco", conhecido folião da cidade. Maria Suene, filha de Zé de Branco, nos diz: "lembro muito bem quando criança os carnavais quando ele saía no bloco, mainha contava que eles passavam nos pontos comerciais e pediam dinheiro. Lembro-me que quando as crianças viam tinham muito medo, até mesmo por ingenuidade".
A seguir, observemos a "burrinha" em outro momento:

Imagem 2 - "Zé Ita" e sua "burrinha"
Esta imagem certamente é muito emblemática, afinal traz um morador especial de Barra de São Miguel: o conhecido "Zé Ita", que está com a tradicional "burrinha", provavelmente a brincar no tradicional "Bloco do Boi". Por falar no "boi de carnaval", observemos mais uma imagem:

Imagem 3 - "Bastião Bezerra" no Carnaval
Esta é mais uma bela fotografia disponibilizada por meio de rede social. Entre os brincantes, está o também conhecido barrense "Bastião Bezerra". Quem seriam os demais foliões?

Imagem 4 - Papangus em 2013
Nesta última imagem, também de rede social do ano de 2013, vemos a meninada a se divertir como os tradicionais "papangus". Tradição que se renova?

João Paulo França, 05 de maio de 2017


Fonte:

André da Costa Pinto em Rede Social
Evandro Pinto em Rede Social
Maria Suene em Rede Social
Robson Nascimento (Robgol) em Rede Social
https://www.letras.mus.br/banda-de-pau-e-corda/1411229/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.