O Portal de Memórias de Barra de São Miguel na Reunião do IHGCP - Instituto Histórico e Geográfico do Cariri Paraibano.

Neste sábado, dia 05 de agosto de 2017, nosso Portal de Memórias se fez presente na Reunião Ordinária do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri Paraibano - IHGCP - realizada no Distrito de Ribeira, Município de Cabaceiras - PB. 
Em clima festivo e reflexivo uma grande programação foi celebrada ao longo da manhã e início de tarde. Na oportunidade, recebemos das mãos do professor Carlos José Duarte Pereira o Diploma de Sócio Honorário do referido IHGCP, junto com diversos companheiros do cariri paraibano.

Imagem 1 - Rede Social  da P.M.C*
As atividades iniciaram com a missa em ação de graças, celebrada na Igreja de São Paulo do Distrito de Ribeira. O presidente da eucaristia foi o Pe. João Jorge Rietveld, pároco cabaceirense. Após café da manhã na Escola Estadual Clóvis Pedrosa, os presentes se dirigiram para o Centro Social José Macedo, no compasso da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição.

Imagem 2 - Montagem a partir de Rede Social da P. M.C.
Em um ambiente de expectativa e atenção, a pauta da reunião ordinária do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano foi seguida, sob o comando do presidente Daniel Duarte. Entre as atividades e falas apresentadas, destacamos a homenagem ao cabaceirense Antônio Juarez Farias, cujas diversas funções e trabalhos podem ser conhecidos aqui. Entre as quais, destacamos que o mesmo foi Vice-Governador do Estado da Paraíba, com exercício do Governo por diversas vezes - julho 1970 / março 1971. Atualmente, aposentado, o mesmo faz parte da Academia Paraibana de Letras. Sua apresentação foi realizada pelo membro do IHGCP, Paulinho de Cabaceiras. 
Também foi significativa a exibição da pesquisa que vem sendo realizada pelo membro do IHGCP, o Pe. João Jorge Rietveld. Residente no Cariri há cerca de 31 anos, o mesmo vem se debruçando sobre os passos do Padre Ibiapina (1806 -1883), mostrando sua obra na região, em especial, Cabaceiras.

Imagem 3 - Montagem a partir de Rede Social da P. M.C.
Por fim, após a apresentação de algumas obras escritas por caririzeiros  ou autores que estudam a referida região, foram concedidos Diplomas de Sócios Honorários do IHGCP, entre os quais destacamos professores, músicos, agentes culturais e pessoas que atuam no cariri paraibano, como o nosso colaborador Ginaldo Nóbrega, Paulo Rogério, Filomena Neves de Macêdo, Laudemiro Lopes de Figueiredo Filho, Luiz Carlos, Chico Cabaceiras e demais amigos e amigas pesquisadores locais.

Imagem 4 - Montagem a partir de Rede Social da P. M.C.
Registramos e agradecemos o convite e a recepção dos cabaceirenses, em especial, o Secretário Municipal de Educação, o amigo professor Paulo Rogério. Esperamos a cada dia fortalecer nossa rede de estudos e colaboradores que se debruçam sobre a história e geografia do cariri paraibano.


João Paulo França, 05 de agosto de 2017.

Fonte:

Imagens de Rede Social da PMC - Prefeitura Municipal de Cabaceiras, acesso em 05/08/2017.
Informações da Academia Paraibana de Letras. Disponível em: http://www.aplpb.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=99:ant%C3%B4nio-juarez-farias. 


 * PMC - Prefeitura Municipal de Cabaceiras



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.