Assembleia de Deus: Igreja evangélica pioneira de Barra de São Miguel-PB (Parte 1)

A história de Barra de São Miguel é muito atrelada a questão religiosa. O cristianismo é um dos pilares da sociedade local e ao longo dos anos surge no meio dos fiéis uma nova forma de expressão espiritual: os "evangélicos".  Neste segmento a Assembleia de Deus foi a congregação pioneira na cidade.
Sobre a origem da Assembleia de Deus de Barra de São Miguel, ainda estamos em busca de informações e fontes mais precisas, que nos auxiliem a traçar seu desenvolvimento, desde a reunião inicial até os dias atuais.
A seguir, vejamos uma imagem emblemática:

Imagem 1 - Inauguração da Assembleia de Deus
O templo próprio inicial da Assembleia de Deus em Barra de São Miguel foi inaugurado em 16 de setembro de 1990 e sua frente era voltada para a direção sul, na Rua Tenente Pedrosa. Na imagem 1 vemos este momento que contou com a presença de autoridades políticas, à esquerda, com o Prefeito do Município à época, o Sr. Pedro Pinto, além do Sr. João Cabral. Também estão na imagem autoridades religiosas, como o primeiro à direita, o Pastor Antônio. A seguir, observemos um registro que existe na própria igreja:

Imagem 2 - Registro em Bíblia da Igreja A. de Deus
É importante destacar que a igreja tem sua construção finalizada nos anos anteriores (provavelmente em fins da década de 1970). A imagem 1 e esta data de 16 de setembro de 1990 têm o significado de "inauguração oficial", com direito a corte de fita, presença de autoridades e com registro na página que vemos na imagem 2, todavia, a igreja em si já estava em funcionamento e servindo aos fiéis, como já mencionado.

Ao lado, vemos a imagem 2, que trata de um importante registro em uma Bíblia doada à Assembleia de Deus.
Vejamos o que está escrito:

Inauguração do Templo 16 - 09 - 90

Obreiros que se fizeram presentes, assinam abaixo (...)

Na mesma folha também se lê:

No dia 11 de abril do ano 1990 tomou posse o irmão presbitero Antonio Florentino da Silva Filho como pastor dirigente desta igreja em Barra de São Miguel PB e sua esposa a irmã Hilda Florentino da Silva tomou posse como dirigente do circulo de oração da igreja em Barra de São Miguel PB 11 de abril de 1990.
Despedida em 07 de agosto de 1991.

Atrás deste livro há também a seguinte dedicatória:

Imagem 3 - Página de Bíblia da Assembleia de Deus
Neste recorte da imagem 3 é possível lermos:

Doação do Evangelista Paulo Nascimento.
Recife, 16 de setembro de 1990
Pertence a igreja em Barra de São Miguel - PB

Este é um importante registro escrito datado, que nos apresenta pistas do passado da Assembleia em Barra de São Miguel.
Para finalizarmos, vejamos uma imagem do templo local, relativa ao ano de 2016, com sua frente já voltada para o poente, na Rua Francisco Pinto.

Imagem 4 - Assembleia de Deus de Barra de S. Miguel - PB
Prosseguimos nossas pesquisas com a intenção de conhecermos mais um pouco da trajetória histórica da Assembleia de Deus barrense, afinal, muito ainda temos por conhecer de seu passado. Que pastores passaram por esta igreja? Quem foram seus pioneiros? Como e onde eram os primeiros cultos? Enfim, uma série de perguntas ainda clamam por respostas históricas.

Tem imagens ou informações? Compartilhe conosco: joaopaulo_franca@yahoo.com.br

João Paulo França, 23 de agosto de 2017.


Fonte:

Acervo do Pastor Samuel
Sérgio Falcetti. Site: http://viajandotodoobrasil.com.br/  . Acesso em 05 de fevereiro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.