1960- Festa do Centenário da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Gravatá do Ibiapina-PE (Série Pela Região)

Hoje voltamos ao ano de 1960 e encontramos a comunidade de Gravatá de Jaburu (atual Gravatá do Ibiapina) em festa. Trata-se do Centenário da construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição, feito atribuído aos moradores locais, sob a inspiração de Padre Ibiapina. Vejamos o convite original para esta celebração:

Programação da Festa do Centenário - Arquivo Pessoal

 Em parte do convite lemos:

"CONVIDAMOS todos os filhos e amigos de Gravatá de Jaburú e Exmas. famílias para a grandiosa festa do Centenário da Capela de Nossa Senhora da Conceição em Gravatá e a grandiosa obra social do Pe. Ibiapina, à realizar-se de 21 à 24 de janeiro de 1960.

Esperamos de V. Excia. Colaboração dedicada, tomando parte ativa em todos os atos religiosos e cívicos e aguardamos vossa contribuição generosa para esta festa do Centenário de nossa querida terra. Com uma grande benção de Nossa Senhora agradece.

Cônego Otto Sailer"

Assinado pelo Cônego Otto Sailer, pároco de Taquaritinga do Norte, podemos observar neste convite que uma extensa programação foi desenvolvida nos dias 21, 22, 23 e 24 de janeiro de 1960. Muitos nomes de moradores da localidade podem ser encontrados entre os responsáveis pelas festividades.
Este certamente foi um evento que marcou a memória de muitos moradores da região. Quando criança, nas conversas dos adultos da família lembro de escutar diversas referências a esta festa. Em tom de anedota lembro do hipotético diálogo entre dois compadres:
- Mas cumpade, que festa tão bonita, a do centenário de Gravatá de Jaburu!
- Pois é cumpade, não vejo a hora de participar da próxima festa do centenário de novo!!!
As risadas eram inevitáveis e em seguida eram mostrados muitos detalhes do festejo, as roupas, as celebrações religiosas e profanas e, principalmente para os padrões da época, a grande queima de fogos realizada.
Segue uma imagem atual da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Gravatá de Ibiapina:

Igreja Nossa Senhora da Conceição de Gravatá de Ibiapina - Taquaritinga do Norte - PE.
Para finalizar, observemos o detalhe na fachada, onde está inscrito o ano de construção do referido templo: 1860.

Fachada da Igreja Nossa Senhora da Conceição de Gravatá de Ibiapina - Taquaritinga do Norte - PE.
Apesar de pertencerem a estados diferentes, Pernambuco e Paraíba, a proximidade de pouco mais de 40 km entre Gravatá deIbiapina - PE e Barra de São Miguel - PB ao longo da história sempre foi vencida por muitos moradores que, nas feiras e festas religiosas sempre mantiveram intensa rede de comunicações e trocas comerciais.

João Paulo França, 17 de março de 2018.

Fonte:

Acervo pessoal