Rua João Pinto da Silva (Parte 1)

João Pinto da Silva: este é um nome que certamente consta na memória da população de Barra de São Miguel. Nesta matéria vamos conhecer um pouco mais deste personagem histórico, que nomeia uma rua e um colégio municipal. Para início, vamos nos deleitar com uma bela imagem da década de 1980 desta rua: quais serão as personagens da fotografia? Agradecemos antecipadamente aos familiares que a dividiram conosco.

Imagem 1: Rua João Pinto da Silva - Acervo da família do Sr. Antônio Canejo
Este é um ótimo registro da conhecida Rua João Pinto da Silva com seu leito natural, ainda sem calçamento. Podemos identificar ao lado esquerdo a casa da sra. Bela e em seguida a fachada da atual Escola João Pinto da Silva, que a época era a sede da Escola CNEC. Vemos que a rua "terminava" na escola. Ao lado direito temos registros de casas cujas fachadas foram praticamente todas modificadas. Sobre a criança da fotografia, damos a pista que trata-se de uma professora, que hoje exerce função junto à Secretaria de Educação. 
Além dos detalhes já mencionados, não podemos deixar de registrar a mensagem "encaminhe seu filho a escola", em uma recipiente fixado na rua. Para finalizamos, vejamos uma imagem do ano de  2012 da referida rua, em um ângulo próximo ao registrado na imagem 1.

Imagem 2 - Rua João Pinto da Silva - Google Street
Passemos ao  personagem inicial de nossa matéria.
Sobre o Sr. João Pinto da Silva, recordamos as informações coletadas em um trabalho escolar no ano de 2002, quando eu era um dos professores de história da Escola João Pinto da Silva e propus este desafio de pesquisar diversos personagens históricos que nomeiam ruas e prédios de Barra de São Miguel. Seguem as informações coletadas:

Imagem 3 - Acervo Pessoal - Pesquisa de Áurea, Ítalo Henrique e Ana Paula
Para nos auxiliar a conferir algumas das informações apresentadas, temos pistas a partir do seguinte convite:

Imagem 4 - Acervo da família do Sr. Antônio Canejo
Neste cartão comemorativo pela passagem dos 80 anos do Sr. João Pinto da Silva, a família do mesmo convidava moradores locais para "uma missa em ação de graças, às 15:00 horas do dia 25 de Dezembro de 1977". Percebe-se pela data inscrita no convite que o Sr. João Pinto da Silva nasceu em 24 de dezembro de 1897. Em breve, voltamos com mais informações e fotografias.
Tem imagens pessoais, com registros de nossas ruas e cenários de Barra de São Miguel? Divida conosco. Email: joaopaulo_franca@yahoo.com.br

João Paulo França, 24 de fevereiro de 2018

Fonte:

Acervo da família do Sr. Antônio Canejo
Acervo Pessoal
Google Street. https://www.google.com/maps/@-7.7528693,-36.3182135,3a,75y,168.33h,77.06t/data=!3m6!1e1!3m4!1sh3exSh5yeRh5U3u7nOuoIQ!2e0!7i13312!8i6656?hl=en-US . Acesso em: 24 de fevereiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.