1961 - A luta pela emancipação política de Barra de São Miguel - PB (Parte 4)

Após trazermos três matérias sobre as ações e lutas que levaram a emancipação política do município de Barra de São Miguel em 14 de dezembro de 1961, nesta data, rememoramos a concretização deste sonho: a instalação do município no dia 08 de abril de 1962, ou seja, o momento efetivo em que a localidade passava a guiar seus destinos de maneira autônoma. Vejamos a ata deste dia:

Página 1
Segue a transcrição do documento:

Ata da instalação do Município de Barra de São Miguel



Aos 8 dias do mês de abril do ano de 1962, na cidade de Barra de São Miguel, no edifício onde funcionará a Prefeitura Municipal, pelas 11 horas, presentes: o Exmº Sr. Governador do Estado Dr. Pedro Moreno Gondim; os Exmºs Srs. Deputados José Braz do Rêgo e Antonio Vital do Rêgo, Economista Aluísio Afonso Campos, Srs Ernesto Heráclito do Rêgo, Abílio Ferreira Pedrosa, Ismael Samarcos Mahon e demais pessoas teve início o ato solene de instalação deste Município. Primeiramente usou da palavra o Deputado José Braz do Rêgo que em nome do prefeito Ramiro Maia agradeceu a presença de todos e consultou – digo convidou os munícipes a cooperarem para o progresso da nova comuna. Em seguida, falou o Dr. Aluísio Campos congratulando-se com os habitantes de Barra de S. Miguel pela sua emancipação. Com a palavra o Deputado Vital do Rêgo fez um retrospecto da batalha pela criação do Município. Encerrando falou o Governador Pedro Gondim que ofereceu sua cooperação. Foi lavrada a presente ata que vai assinada por todos os presentes.
 (...)

Seguem as assinaturas que podem ser melhor observadas pelos prezados leitores:

Página 1 - segunda parte
Vejamos a seguir o prosseguimento das assinaturas dos presentes:

Página 2
São estas as páginas principais que concretizaram os anseios e lutas de muitos anos dos moradores de Barra de São Miguel que procuraram lutar pela emancipação política local.

João Paulo França, 14 de julho de 2020.

Fonte:
Acervo da Câmara Municipal de Barra de São Miguel - PB.

Veja também:

 1961 - A luta pela emancipação política de Barra de São Miguel - PB (Parte 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.