1986 - 2018: Barra de São Miguel e sua história de sucesso nos Jogos Escolares Paraibanos.

O amor da população de Barra de São Miguel pelo esporte vem de longa data, em especial a partir dos campos de terra batida. Todavia, a partir da década de 1980 novas modalidades esportivas foram acrescentadas na educação física escolar e passaram a fazer parte do cotidiano local.
Atuando no município de Barra de São Miguel desde agosto de 1986, o professor Geraldo Mazelo Galdino Campos foi o pioneiro nesta transformação e, após a década de 1990, com a inauguração da Quadra de Esportes José Benjamim, o mesmo formou diversas gerações de amantes do esporte na cidade. Neste ano de 2018, o "professor Geraldo", como é carinhosamente conhecido pelos estudantes e moradores, mais uma vez eleva o nome do esporte escolar local e coloca a Escola Municipal João Pinto da Silva (EMJPS) na 1ª posição entre as escolas públicas nos jogos escolares paraibanos da 3ª Região de Ensino. É um pouco desta trajetória que apresentamos a seguir:

Imagem 1 - Estudantes da EMJPS nos Jogos Paraibanos 2018 -Etapa Final em Campina Grande
Neste ano de 2018, os Jogos Escolares Paraibano contaram com a presença de 128 escolas das diferentes redes da 3ª Região de Ensino (municipais, estaduais e particulares). A primeira fase da competição foi setorizada, com os campeões locais disputando a etapa final na cidade de Campina Grande. Nos diz o professor Geraldo que a Escola Municipal João Pinto da Silva de Barra de São Miguel disputou a primeira fase dos jogos na cidade de Cabaceiras, no mês de maio.  Na ocasião, a equipe barrense não tomou conhecimento de seus adversários e aplicou históricas goleadas: no primeiro jogo, contra estudantes de Cabaceiras o resultado foi 7x1. Contra os alunos de Boqueirão o placar foi 7x0. No terceiro jogo, contra estudantes de Barra de Santana, o placar foi 12x0. Encerrando a primeira fase e confirmando o primeiro lugar na etapa, os meninos de Barra de São Miguel venceram Caturité por 11x1.

Imagem 2 - Estudantes da EMJPS nos Jogos Escolares Paraibano 2018 -Etapa Inicial em Cabaceiras
Com a classificação na etapa inicial garantida, os alunos da escola João Pinto da Silva voltaram sua atenção para a etapa final, realizada ao longo da semana de 04 a 08 de junho na cidade de Campina Grande. Mais uma vez excelentes resultados foram alcançados.
No primeiro confronto, os estudantes barrenses venceram a escola particular campinense Carmela Veloso pelo placar de 4x1. No segundo jogo, mais uma vitória, desta feita contra a escola particular Petrônio Figueiredo, por 1x0. Tais resultados credenciaram a escola João Pinto da Silva para a disputa das semifinais, onde foram derrotados pela escola particular Motiva de Campina Grande, por 3x0. Tendo em vista que na outra semifinal a escola pública Estadual da Liberdade perdeu de goleada para outra escola particular, os meninos do João Pinto da Silva podem ser consagrados como a melhor escola pública dos Jogos Paraibanos de 2018 na 3ª Região de Ensino.

Imagem 3 - Década de 1990. Estudantes da EMJPS nos Jogos Escolares - Etapa Final em Campina Grande
Como mencionado, os resultados expressivos deste ano de 2018 são um belo resgate de uma história de sucesso nos Jogos Escolares Paraibanos. Na década de 1990 o professor Geraldo comandou em jogos muito disputados no ginásio "O Meninão", em Campina Grande, uma geração de atletas escolares que se tornaram vice-campeões na 3ª Região de Ensino, só perdendo na final por 4x3 para uma escola particular campinense, ou seja, os mesmos se tornaram na época a melhor escola pública em sua categoria.

Imagem 4 - Meninas da EMJPS nos Jogos Escolares de Barra de São Miguel
Ainda na década de 1990, as meninas de Barra de São Miguel sob o comando do professor Geraldo chegaram a semifinal dos jogos paraibanos em Campina Grande e ficaram em 3º lugar geral na categoria handebol da 3ª Região de Ensino.

Imagem 5 - Professor Geraldo e Hiago Truta
Na imagem 4 vemos a equipe de Handebol campeão dos jogos internos da Escola João Pinto da Silva no ano de 1992 e que foi base para a seleção que disputou a etapa de Campina Grande.
Parabenizamos as diferentes gerações de atletas escolares de Barra de São Miguel que com muito esforço construíram esta história. Em especial, lembramos o professor Geraldo que chega neste ano de 2018 aos 32 anos de exercício da profissão de educador físico nas diferentes escolas de Barra de São Miguel: ao mesmo o nosso agradecimento e felicitações pelas conquistas.

João Paulo França, 08 de junho de 2018


Fonte:

Imagens e informações do professor Geraldo Mazelo Galdino Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.