1959 (?) - Procissão em Barra de São Miguel (Parte 1)

Nesta data nosso site traz uma das mais belas imagens históricas de Barra de São Miguel - PB. Observemos uma demonstração de religiosidade da população local:

Acervo do Museu Municipal David Ferreira Barbosa
O sol inclemente do Cariri paraibano está com destaque no rosto das pessoas da fotografia, que tentam se proteger com as mãos. O movimento de saída da igreja nos dá a pista que as pessoas estão prestes a participar de uma procissão, que segundo o Sr. José Adailton (Dau), seria de São Miguel Arcanjo.

Para o nosso entrevistado, a senhora central que segura o "estandarte" religioso, com a cruz no alto, seria a Sra. Chiquinha, da família da Sra. Terezinha. No lado direito da imagem estaria a Sra. "Florzinha", que era viúva, daí sua veste completamente preta. Veja estes detalhes na imagem aproximada ao lado.

 Para o Sr. José Adailton (Dau), esta fotografia seria do ano de 1959. Corroborando com sua informação temos algumas pistas, tais como:
- A primeira senhora à esquerda na imagem seria Clarisse Silva, mãe de "Conceição de Preá" e irmã da Sra. Joanita da Silva. Segundo a Sra. Conceição, a sua mãe nasceu em  18 de agosto de 1925 e faleceu, muito jovem, em 02 de maio de 1962, o que coloca esta fotografia como anterior a esta data.
- Na imagem não consta a grande parede do Cemitério que havia ao lado da Igreja. A data precisa da demolição não a conhecemos, todavia, afirmamos a partir de outras fontes que se deu antes do ano de 1959.
Independente do ano exato da fotografia, com certeza esta imagem muito nos diz do passado religioso de Barra de São Miguel-PB e nos apresenta um pouco do modo de vida dos nossos antepassados.
Para concluir nossa visita a este instante da história religiosa barrense, observe a aproximação que fizemos na fotografia. Infelizmente não conseguimos ainda identificar o padre que aparece na imagem. Ao fundo, o elegante homem de terno branco e gravata na cor escura, seria o Sr. Olinto Vasconcelos, pai de Margarida Vasconcelos, a miss Paraíba 1956.
Tem mais alguma informação sobre esta fotografia? Se desejar, divida conosco, que teremos prazer em acrescentar aos nossos conhecimentos.

João Paulo França, 11 de março de 2017.
Fonte:

Acervo do Museu Municipal David Ferreira Barbosa
Acervo e informações do Sr. José Adailton da Costa Pinto
Entrevista com a Sra. Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus autores.